01/04/2021
Vereador sugere implantação de cuidados intensivos nas UPAs da Capital
Da assessoria
A fim de ampliar o atendimento a pacientes acometidos com a covid-19, o vereador Paulo Henrique (PV) sugeriu ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) que seja feito um estudo de viabilidade para implantação de cuidados intensivos em Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Na prática, seria transformar os leitos de enfermaria disponíveis nas UPAs, em leitos semi-intensivo, que prestariam o atendimento de UTI. A sugestão foi feita por meio de indicação, a qual foi aprovada pela Câmara Municipal nesta semana.

O parlamentar cita a lotação das Unidade de Terapia Intensiva (UTI) covid-19 disponíveis no município, e ainda a alta demanda de pacientes de outras cidades que vem para a capital em busca de atendimento, tendo em vista a precariedade do sistema de saúde no interior do Estado.

Além disso, coloca que, diante do atual cenário em que a pandemia se intensificou com a segunda onda do coronavírus, as UPAs acabam realizando função de UTI.

“É notório que as UPAs atualmente estão realizando função de UTI, entretanto sem qualquer amparo de equipe multiprofissional que deve assistir o paciente em cuidado crítico, além de materiais adequados. Então, a nossa intenção é garantir o fornecimento dos equipamentos necessários para que o atendimento seja feio em sua excelência”, explicou Paulo Henrique citando alguns dos instrumentos básicos que devem ser adquiridos para implementação de sua proposta.

“Equipamentos como monitor multiparamétrico, raio-x portátil ou beira leito, máquina de gasometria, ventilador mecânico, mascaras para suporte ventilatórios não invasivos e demais materiais e equipamentos essenciais ao cuidado crítico nessas Unidades, mas também a contratação de nutricionista, pois muitos pacientes encontram-se em ventilação mecânica, porém sem suporte de alimentação adequada, também como o fisioterapeuta, profissional este necessário para evolução do quadro pulmonar”, finalizou o vereador colocando também a necessidade de psicólogo para suporte psicoemocional.

Kamila Arruda/Assessoria de Imprensa Vereador Paulo Henrique