06/04/2021
Vereador reivindica inclusão de motoristas profissionais na lista de prioritários para receber vacina contra Covid-19
Secom Câmara Municipal de Cuiabá
Autoridades do mundo inteiro recomendam a população que ficar em casa é a melhor maneira de se prevenir contra o coronavírus. Mas muitos não podem parar. Seja pelo fato de estarem na linha de frente no combate ao vírus ou, no caso dos motoristas profissionais, por necessidade de sobrevivência.

De acordo com pesquisas, a segunda categoria mais vulnerável ao novo coronavírus é a dos profissionais de transporte público. A probabilidade de conta?gio dos trabalhadores e? de 71%. No caso dos motoristas de ônibus, que geralmente estão lotados, a situação é ainda mais preocupante.

Diante dos fatos, para proteger os trabalhadores do segmento e também os usuários dos serviços do transporte de passageiros, o vereador Cezinha Nascimento (PSL) encaminhou uma solicitação ao prefeito Emanuel Pinheiro, com cópia para a secretaria de saúde, pedindo a inclusão dos motoristas profissionais na lista das categorias prioritárias na fila da vacinação.

Entre eles: os motoristas e cobradores do transporte coletivo público, do transporte escolar, taxistas, motoristas de aplicativos e motoboys. A solicitação ocorreu na terça-feira (30.03), durante sessão ordinária, virtual, na Câmara Municipal de Cuiabá.

Caso a reivindicação seja atendida, de acordo com o texto do pedido, para ter direito à vacinação, os profissionais deverão comprovar, por meio de documentação, que são funcionários de empresas de alguns destes segmentos.

"Os motoristas profissionais não pararam desde o início da pandemia, transportando aqueles que também não podiam parar, inclusive enfermeiros, professores e policiais, e está comprovado que o contato frequente com o público expõe o motorista ao risco de contaminação, já que os passageiros se deslocam de destinos diversos e podem ser vetores de transmissão. A vacinação dos idosos está chegando ao fim e o Brasil ainda não tem vacinas disponíveis no volume necessário para a imunização de toda a população, diante dos argumentos expostos, defendo que os motoristas profissionais, que merecem todo o meu respeito e consideração, devem estar inclusos na lista dos prioritários para a vacinação", defende Cezinha Nascimento.

Gabriela Von Eye/Assessoria de Comunicação Vereador Cezinha Nascimento