12/05/2021
Membros da CPI dos Medicamentos vistoriam CDMIC
Carol Siqueira/Secom Câmara
Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Medicamentos deram início aos trabalhos realizando uma vistoria no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC), na manhã desta quarta-feira (12.05).

A intenção da CPI é apurar a denúncia de remédios encontrados fora do prazo de validade na Central de Distribuição. O presidente da CPI, vereador Lilo Pinheiro (PDT) disse que o objetivo da vistoria foi acompanhar como é feito o processo de armazenado dos medicamentos e as medidas que estão sendo adotadas pelo Executivo municipal após a denúncia.

"Foi o início dos trabalhos, até atendendo a sugestão dos membros da CPI, começar onde os fatos foram constatados. Os medicamentos vencidos estão aí, isso a gente pode afiançar, agora vamos começar a desenvolver os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito. Uma ideia que surgiu é fazer a requisição das notas fiscais e fazer o cruzamento de dados, com inventário dos medicamentos que estão aqui, quando chegaram, ver se tem algum fator que impediu o encaminhamento desses medicamentos para as unidades de saúde", comentou.

Nesta sexta-feira (14), os membros da CPI irão se reunir internamente para elaborar um cronograma de trabalho. Para a próxima semana estão previstas reuniões públicas deliberativas onde serão discutidos os nomes que poderão ser convocados e documentos que serão solicitados para colaborar no andamento dos trabalhos da comissão.

O relator da CPI, vereador Marcus Brito Junior (PV) , disse que a comissão irá levantar todos os documentos necessários para elucidar os fatos. Ele destacou que pretende realizar o relatório final em conjunto com os demais membros.

"Importante ressaltar a transparência, nós vamos contar com total transparência e dar resposta para sociedade. Vou fazer uma relatoria conjunta com o Lilo e com o Paccola, vou deixar essa relatoria compartilhada, vai ser um trabalho do grupo, da CPI, não é do Marcus Brito, não é do Lilo ou do Paccola e sim dos membros da CPI", comentou.

O vereador Tenente Coronel Paccola (Cidadania), membro da comissão, disse que os remédios encontrados fora do prazo de validade, durante uma fiscalização, ainda continuam no Centro de Distribuição. Ele comentou que um trabalho está sendo realizado para conferência dos medicamentos.

"Agradeço a iniciativa do presidente de vir aqui, no local onde iniciou a denúncia. Eles não estavam presentes no dia e, essa atuação imparcial é importante, que eles também venham verificar in loco para ter ciência do que é realmente. Acho importante essa vinda, não só para verificar as medicações, muito outros esclarecimentos acredito eu já foram trazidos que vão nos direcionar nas tomadas de decisões de informações solicitadas, documentos e pessoas a serem intimadas para serem ouvidas", destacou.

O coordenador técnico de logística do CDMIC, Orivaldo da Farmácia, disse que a Secretaria Municipal de Saúde está à disposição da CPI para esclarecer os fatos e buscar soluções.

O presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara, vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos), que é membro-suplente da comissão, também acompanhou a vistoria. Ele comentou que a comissão irá colaborar com a CPI, principalmente na parte técnica.

Secom Câmara