05/10/2009
Shoppings e pontos de ônibus devem conter lixeiras de coleta seletiva
Os shoppings centers e os pontos de paradas e abrigos do sistema de transporte coletivo de Cuiabá devem conter recipientes de coleta de lixo, conforme preveêm, respectivamente, dois projetos de lei apresentados pelo vereador Francisco Vuolo (PR) e que hoje estão sendo analisados pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. A proposta define que os recipientes de lixo deverão ser divididos, preferencialmente, em módulos para possibilitar a coleta seletiva. "O nosso objetivo é dar mais comodidade ao grande contingente populacional usuário de transporte público coletivo", diz Vuolo, defensor de políticas de incentivo à reciclagem que, consequentemente, contribuem para uma cidade mais limpa.

No caso dos shoppings, a obrigatoriedade vale apenas aos estabelecimentos que possuir 40 ou mais lojas. Os resíduos produzidos no local devem ser separados em, no mínimo, cinco tipos, sendo: papel, plástico, metal, vidro e resíduos gerais não recicláveis. A proposta estabelece que as lixeiras coloridas devem ficar uma ao lado da outra de maneira acessível, formando conjuntos de acordo com os tipos de resíduos. As lixeiras devem conter as especificações de acordo com a Resolução nº 275/2001 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, CONAMA.

Os resíduos coletados serão encaminhados à reciclagem. Também deverá haver linguagem clara apropriada aos deficientes visuais próxima à lixeira. A implantação do projeto nos pontos de ônibus ficará a cargo do município e nos shoppings fica por conta dos empresários do local. "A busca de uma cidade sustentável, que atenda não só a atual, mas às futuras gerações, passa também pela correta destinação do lixo gerado por seus habitantes. A separação do lixo reciclável é fator importante de preservação do espaço coletivo e deve ser entendida como uma obrigação de todos aqueles que o geram ou sofrem influências de sua geração", argumenta o vereador Vuolo.

Pollyana Araújo