20/05/2021
Vidal apresenta PL que pede doação de espaço para construção do Santuário dos Orixás
Carol Siqueira/Secom Câmara
O vereador Sargento Vidal (Pros) apresentou durante a sessão ordinária desta quinta-feira (20.05), na Câmara Municipal, um Projeto de Lei que autoriza a Prefeitura de Cuiabá a doar uma área à Federação Nacional de Umbanda e dos Cultos Afro Brasileiros (Fenucab-MT), para a construção do "Santuário dos Orixás".

Durante a Tribuna Livre, o presidente da Fenucab-MT, Júnior César, defendeu a importância de ter o Santuário em Cuiabá para que o povo de axé possa ter um local para realizar os cultos e possam fazer as oferendas religiosas em segurança.
"Esse Santuário será um cartão postal para o Estado de Mato Grosso e para a nossa cidade. Será um local para culto religioso afro-brasileiro. Para quem não conhece a religião, não temos um livro que explana para todos nós, mas temos uma tradição de ensinamentos que passa dos mais velhos para os mais novos", ressaltou.

Junior ainda pontuou que as pessoas praticantes da religião de matrizes africanas são constantemente perseguidas e discriminadas mesmo nos dias atuais. "Por isso venho por meio da Federação sensibilizar os vereadores e agradecer essa oportunidade do vereador Sargento Vidal de conceder esse tempo na Tribuna para que possamos explanar a necessidade da nossa cidade ter o Santuário dos Orixás, que é onde o sacerdote ou a pessoa de axé irá profetizar a sua fé, além de trazer mais segurança para os povos de terreiro nos dias atuais", frisou o presidente.

Na sessão, Vidal ressaltou que em outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Bahia há santuários que também servem como pontos turísticos e que em Mato Grosso, irá representar mais de 100 mil pessoas, sendo 30 mil somente em Cuiabá. "O Santuário dos Orixás é mais que necessário para a nossa capital e peço publicamente ao prefeito Emanuel Pinheiro a doação dessa área para que a gente possa dar continuidade e em pouco tempo possamos ter esse Santuário que ajudará não somente a essa religião como também será um ponto turístico abençoado", afirmou.

O parlamentar ainda apresentou 10 moções de aplausos aos Pais de Santo mais antigos da capital, de Várzea Grande, de Sinop e dos Quilombolas e uma moção ao Presidente da Fenucab-MT pelos serviços prestados à população.

Luana Valentim/Assessora de Imprensa Vereador Sargento Vidal