05/10/2009
Uma muda de árvore será plantada a cada criança que nasce em Cuiabá
O vereador Professor Néviton (PRTB) propôs a criação do projeto Uma Vida uma Árvore, que consiste na disponibilização de uma muda de árvore, frutífera ou não, a cada criança que nasce na Capital. “A muda fornecida pela prefeitura municipal será entregue ao pai ou a mãe da criança em até 60 dias após o seu nascimento, sob pena, após este prazo, de não mais reclamar a planta”, argumenta o vereador. As mudas devem ser plantadas obedecendo as regras de urbanismo do município. A medida, segundo ele, busca preservar o slogan "Cuiabá Cidade Verde" e ainda conscientizar as novas gerações sobre a importância do respeito à vida e ao meio ambiente.

“O desmatamento descontrolado e as notícias publicadas nos meios de comunicação sobre os abusos contra a natureza são assustadores. Em um momento que o meio ambiente pede socorro não é possível fugir da responsabilidade perante o meio ambiente, todos têm que assumir o seu papel”, diz. A administração municipal poderá solicitar mensalmente aos cartórios de Registro Civil da Comarca a lista dos nascimentos ocorridos a fim de possibilitar o cumprimento da lei. As despesas decorrentes da execução do projeto serão de responsabilidade da prefeitura.

Teste Vocacional

Também tramita na Câmara projeto de autoria de Néviton que prevê a instituição do programa Teste Vocacional destinado aos alunos da rede municipal de ensino a ser aplicado pela secretaria de Educação durante a última série do ensino fundamental. A intenção especifica do projeto é auxiliar os estudantes no desenvolvimento de suas potencialidades. "Os testes vocacionais auxiliarão no autoconhecimento e orientarão para futuras opções para atividades profissionais e artísticas", explica Néviton. Os testes serão programados e aplicados por equipes técnicas especializadas na área da psicologia.

Pollyana Araújo

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues