03/06/2021
Mães destacam articulação da Câmara na inclusão de pessoas com autismo na lista de prioridades da vacina
Davi Valle/Secom Prefeitura de Cuiabá
A Câmara Municipal de Cuiabá participou da articulação para que as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) fossem incluídas na lista de prioridade da vacinação contra a covid-19. Por enquanto, apenas maiores de 18 anos estão sendo vacinados.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB) destacou a importância dessa ação que tem beneficiado diversas famílias.  “Estamos muito felizes pelo prefeito ter atendido o nosso pedido, essa é uma ação muito importante. Queremos que se estenda também aos familiares e seus acompanhantes”, disse.

Solanyara Maria da Silva, mãe de um menino autista, comentou que a vacina tem papel fundamental na vida das pessoas com o espectro.

"O autismo traz uma deficiência grande de interação social e longe desse ambiente social eles sofrem muito, o impacto é muito grande. O retorno ao convívio será mais difícil, gradativo, então, o impacto fazendo a vacinação é imenso para as pessoas com autismo", explicou.

A presidente da Associação de Amigos do Autista (AMA) de Mato Grosso, Kelly Cristina do Nascimento, que também tem uma filha de nove anos com TEA, frisou que espera que a imunização também chegue aos familiares e aos menores de 18 anos.

“Foi de extrema importância a articulação do vereador Juca, que conseguiu intermediar com a secretária municipal de Saúde e Prefeitura de Cuiabá. Nós também solicitamos que os pais e os cuidadores também sejam vacinados, para passarmos uma proteção maior para eles também”, afirmou.

Camila Cabral/Secom Câmara

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!