Início
NOTÍCIAS
14/06/2021
Secretaria de Saúde apresenta relatórios do 1° quadrimestre de 2021
Carol Siqueira/Secom Câmara
A apresentação dos dados atende a uma determinação prevista na Lei Complementar n° 141/2012.
A audiência foi requerida pela Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara e foi realizada de forma híbrida.

A Secretaria Municipal de Cuiabá apresentou, na manhã de sexta-feira (11) em audiência pública na Câmara de Vereadores, o relatório do 1° quadrimestre de 2021.

A apresentação dos dados atende a uma determinação prevista no artigo 36, §5°, da Lei Complementar n° 141/2012 que cita que “os gestores do SUS apresentará em audiência pública relatório detalhado referente ao quadrimestre anterior, o qual conterá, no mínimo, as seguintes informações: montante e fonte dos recursos aplicados no período, auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, cotejando esses dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação”.

A audiência foi requerida pela Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara e foi realizada de forma híbrida.

No plenário, a secretária de Saúde, Ozenira Felix, estava acompanhada do assessor técnico da pasta, Ricardo Soares, que fez a explanação dos dados.

De acordo com a secretaria, atualmente, das 240 unidades que atendem SUS na Capital, 80% trabalham sob gestão municipal, 14% estadual e 6% em gestão dupla, unidades que tem contrato com o Estado e Município.

Na produção ambulatorial, de janeiro a abril, foram realizados 2.902.705 procedimentos, sendo que 2.346.190 foram apenas na média complexidade, 473.331 na atenção básica, 49.089 na alta complexidade e 34.095 foram classificados como "não se aplica" - que segundo a SMS refere-se a procedimentos de órteses, próteses, aparelhos odontológicos, ortopédicos, bolsas colostomia e outros.

O assessor técnico explicou que devido aos casos de covid-19 os procedimentos com finalidade diagnóstica tiveram maior registro. Na média complexidade foram 1.430.514 e na atenção básica 263.714 durante os primeiros quatro meses do ano.

Para ter acesso a outros dados referente aos serviços e recursos aplicados durante o 1° quadrimestre assista a audiência pública no link: https://www.youtube.com/watch?vo-Ij_EbhFpI

O presidente da Comissão, Previdência e Assistência Social da Câmara, vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos), a apresentação do relatório é importante para que os parlamentares e a sociedade possam acompanhar os recursos aplicados e as atividades desempenhadas pela Secretaria Municipal de Saúde. 

Ele comentou que ficou satisfeito com a audiência pública, mas destacou que alguns pontos precisam de mais esclarecimentos.

"Foi muito importante essa audiência pública. Claro que tiveram alguns apontamentos ainda que precisam de mais esclarecimentos e mais detalhes, principalmente quando se toca no valor honorários gastos em algumas situações que nesse momento é importantíssimo porque passamos por pandemia, mas me dou como satisfeito", disse.

O assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Ricardo Soares, comentou que nos próximos dias será realizada uma nova audiência para sanar as dúvidas dos parlamentares sobre alguns temas.

"Os vereadores fizeram os questionamentos, alguns deles foram respondidos de imediato, e outros abrirão uma nova audiência em 15 dias para poder esclarecer melhor essa parte mais minuciosa. As principais dúvidas foram sobre a questão da covid, aplicação dos recursos, processo de vacinação, alguns aspectos da Empresa Cuiabana, que serão detalhados para que os vereadores possam ter com clareza o funcionamento da saúde no município de Cuiabá", destacou.

Secom Câmara



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
06/12 - CPI dos Medicamentos recebe novos documentos e faz relatório final na tarde de hoje
06/12 - Empresários podem ter isenção de IPTU e alvará em Cuiabá
06/12 - Vereador Demilson Nogueira presta contas das ações do mandato em 2021
06/12 - Nota de pesar | Gilson Oliveira dos Santos
03/12 - CPI dos Medicamentos recebe novos documentos e adia leitura do relatório final
03/12 - Voluntários são homenageados em Sessão Solene
03/12 - Câmara realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
03/12 - PL que beneficia pessoas com deficiência é aprovado e encaminhado ao Executivo
02/12 - Comissão debate sobre projeto de regularização fundiária
02/12 - Câmara aprova pareceres de projeto que cria política de combate a incêndios
02/12 - Câmara aprova projetos, requerimentos e pareceres na sessão desta quinta
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.