18/06/2021
Semana do Migrante de Cuiabá será aberta nesta sexta-feira
Prefeitura de Cuiabá
De acordo com a vereadora, o objetivo do evento é valorizar e dar visibilidade a esta parcela da população, que vive em situação de exclusão na capital
Programação reunirá rodas de conversa, feira gastronômica e atividades culturais. Lei que criou semana é de autoria da vereadora Edna Sampaio

Será aberta nesta sexta-feira (18), às 19h, e segue até o dia 25 de junho a Semana do Migrante de Cuiabá, que contará com programação de rodas de conversas, sessão solene de homenagem, feira gastronômica e apresentações culturais.

A solenidade acontecerá no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência (SADHPD), de forma semipresencial, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura Municipal de Cuiabá e da vereadora Edna Sampaio (PT).

A abertura contará com programação cultural incluindo talentos musicais migrantes.

O evento atende à Lei n.º 6.668/2021, de autoria da vereadora Edna Sampaio, que insere a Semana do Migrante no calendário municipal, determinando a realização de ações de valorização e apoio ao migrante.

As atividades programadas para este ano estão sendo organizadas pela parlamentar e pelo Grupo de Trabalho Políticas para Migrantes, que compõem o Mandato Coletivo pela Vida e por Direitos.

O objetivo é valorizar e dar visibilidade a esta parcela da população, que vive em situação de exclusão na capital, sendo alvo de racismo e de xenofobia.

“Esta semana é importante porque dá visibilidade a um problema de direitos humanos seríssimo que nós temos aqui, o abandono dos migrantes. Que, a partir disso, tenhamos avanços em relação à política voltada para esta população. É uma semana para dar visibilidade a essas pessoas, suas trajetórias, histórias, vidas, à riqueza cultural que trazem e ao direito migratório, um direito fundamental”, disse a vereadora.

As rodas de conversa vão tratar de demandas do segmento: a regularização da documentação pessoal, as políticas públicas para mulheres, o acesso ao transporte coletivo, a discriminação racial, as políticas públicas de saúde e de assistência social voltadas a migrantes.

Entre os participantes, estarão representantes das comunidades haitiana e caribenha, latino-americana e africana.

“Esta semana é importante porque dá visibilidade a um problema de direitos humanos seríssimo que nós temos aqui, que é a questão do abandono dos migrantes e que, a partir disso, tenhamos avanços em relação à política voltada para esta população.  É uma semana para dar visibilidade a essas pessoas, suas trajetórias, histórias, vidas, culturas, à riqueza cultural que trazem e ao direito migratório, que é um direito fundamental”, disse a vereadora.

Programação - Na segunda (21), às 14h, haverá roda de conversas sobre políticas públicas para mulheres, no Centro Pastoral para Migrantes.

Às 19h, será realizada a roda de conversa online sobre acesso à documentação pessoal para migrantes.

No dia 22, às 19h, acontecerá uma nova roda de conversas sobre o acesso dos migrantes aos serviços de transporte urbano, destacando-se o racismo vivenciado nesses espaços.

No dia 23, às 9h, ocorre o web-encontro “O desafio do cuidado em saúde nas populações imigrantes” e, às 19h, uma roda de conversa sobre saúde, educação e habitação.

No dia 24, às 8h, acontece a palestra online “Direitos assegurados da população migrante na política de Assistência Social” e o dia será finalizado com a Feira Cultural e Gastronômica, presencial, no beco do Candeeiro, região central de Cuiabá.

A programação encerra-se no dia 25, dia do migrante, com palestra on-line às 8h sobre o tema Direitos Assegurados da População Migrante na Política de Assistência Social.

Às 14 horas, acontece sessão solene on-line pelo Dia do Migrante, na Câmara Municipal de Cuiabá e às 19 horas, Feira Cultural e Gastronômica, no Beco do Candeeiro.

Toda a programação será transmitida pelas redes sociais da Prefeitura Municipal de Cuiabá e da vereadora Edna Sampaio.

Neusa Baptista/Gabinete Vereadora Edna Sampaio