29/06/2021
Gabinete substitui copos plásticos descartáveis por copos de vidro
Da assessoria
Se gasta muito mais na produção de um copo de plástico, do que para se lavar um copo de vidro.

A equipe do gabinete do vereador por Cuiabá, T. Coronel Paccola realizou a substituição dos copos descartáveis por copos de vidro. A iniciativa foi adotada diante das toneladas de plásticos que vão parar no Rio Cuiabá. Além dos copos, várias embalagens descartáveis estão sendo jogadas às margens dos córregos que deságuam no rio. Embora a situação seja alarmante, esta foi uma maneira de minimizar os danos.

Desde o início do mês, a equipe iniciou um processo de aprendizado sobre os benefícios da sustentabilidade. Apesar da semana do meio ambiente ser nacionalmente comemorada entre os dias 05 e 09, a equipe tornou o mês ambiental, realizando inclusive plantio e doações de mudas.

Nas mídias sociais Paccola postou uma série de dicas diariamente nos storys incentivado a redução de tempo no banho, repensando as atitudes diante do uso de equipamentos elétricos, indicações de produtos com selos sustentáveis e sua origem, além da redução do desperdício de alimentos e a aplicação da coleta seletiva.

A conscientização social com o meio ambiente é necessária, e irá fazer parte das bandeiras defendidas pelo vereador no âmbito da educação. “Nosso dever é cooperar com o ambiente em que vivemos, temos a grata satisfação de usufruir de todos os benefícios que a natureza nos proporciona e já passou da hora de termos mais responsabilidade com o meio. As ações de replantio e mudanças no ambiente de trabalho são apenas o começo de um desenvolvimento sustentável para a segurança da coletividade”, diz Paccola.

Um Projeto de Lei deve ser apresentado ainda este ano por Paccola, propondo a substituição das embalagens de isopor, fornecidas aos moradores de rua, por embalagens sustentáveis. "Um aspecto importante de se pensar na hora de considerar uma embalagem como sustentável é o seu descarte. É importante que os impactos causados ao meio ambiente na hora do descarte sejam reduzidos para que a embalagem possa se enquadrar
 nessa categoria”, finaliza o vereador.

Ediana Tanara/Gabinete Vereador Tenente Coronel Paccola