05/10/2021
Após instalação de travessia em concreto, moradores da zona rural de Cuiabá dizem que pesadelo acabou
Da assessoria

Os moradores da localidade construíram um desvio provisório para atravessar o córrego, após a antiga ponte de madeira desabar, mas no local já haviam ocorrido vários acidentes.

Na manhã de sábado (02/10), o vereador Cezinha Nascimento (PSL), autor da indicação nº 0311/2021, solicitando a necessidade da construção, participou da inauguração de uma travessia de concreto armado, no modelo galeria celular, na comunidade Barra Grande (cerca de 60km de Cuiabá), zona rural da capital de MT, Cuiabá. As aduelas substituíram uma ponte de madeira que desabou, em maio de 2020, com o peso de um caminhão carregado de material de construção.

Sem ter como fazer a travessia pela ponte, os moradores da localidade haviam construído um desvio provisório para atravessar o córrego, que nessa época do ano está seco, mas no local já haviam ocorridos vários acidentes, e no período de chuva, ainda havia a possibilidade do lugar alagar e os moradores não terem como atravessar e ficarem ilhados.

A nova travessia, constituída por oito conjuntos de aduelas 4x4, primeira a ser instalada, nessa medida, em solo cuiabano, põe fim, em mais de um ano, ao temor dos moradores da comunidade e das pessoas que residem na região e precisam transpor o córrego Isabel Vieira.

Os moradores contam que a ausência da ponte causava diversos transtornos na vida deles.

"Para mim, a construção dessa ponte representa o fim de um pesadelo coletivo e traz uma enorme sensação de alívio. Pois, tenho pai e mãe idosos morando na comunidade e vivia constantemente preocupada e com medo. Pensando que se algum deles ficasse doente e precisasse sair do local com urgência não conseguiria", relata a contadora Acenira.

"Para chegar até a minha casa, minha filha tinha que passar pelo desvio e o veículo dela acabou caindo no barranco, graças a Deus ela não teve ferimentos graves, mas o carro ficou bastante danificado", conta a Srª. Benedita.

O senhor Ananias também comemora a construção da ponte. Ele diz que antes não podia nem plantar no pequeno sítio pois não teria como levar para vender na cidade. "Agora vou poder fazer minha plantação de milho e mandioca", diz o sitiante.

"O meu sentimento é de estar conseguindo honrar os votos que me foram confiados. No primeiro mês deste ano, logo após ser eleito vereador, estive visitando a população que vive na zona rural, para averiguar às demandas dos moradores, tomei conhecimento da gravidade do problema e constatei que havia urgência na construção da passagem, ciente do temor dos moradores, entrei em contato com o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas José Roberto Stopa e pedi para ele me acompanhar até a comunidade, para ver de perto as dificuldades enfrentadas pelos moradores da comunidade Barra Grande, chegando no local, ao constatar o tamanho do problema, Stopa prontamente atendeu a minha solicitação, dando celeridade na aquisição dos materiais e na execução da obra, antes que o período de chuvas começasse", conta Cezinha Nascimento, durante seu discurso.

Gabriela Von Eye/Gabinete Vereador Cezinha Nascimento

Fotos Relacionadas