Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
06/10/2021
Semana da Saúde: palestras abordam sobre os cuidados com feridas e os benefícios do muay thai
Secom Câmara
A programação da Semana da Saúde segue até o dia 8, sexta-feira
A programação é destinada para servidores, colaboradores e parlamentares da Casa


Com temas voltados às atitudes que devem ser tomadas quando ocorre algum ferimento na pele e sobre a prática muay thai, foi realizado mais um dia de palestras na Semana da Saúde “Cuidando de Você”, na Câmara Municipal de Cuiabá. A programação é destinada para servidores, colaboradores e parlamentares da Casa.  

A enfermeira dermatológica, Raquel Reis, abriu o bate-papo desta manhã falando sobre os cuidados que devem ser tomados em qualquer ferida.

“Eu costumo falar que a ferida é invisível, até que ela começa a dar algum problema. A partir deste momento muitas vezes já é tarde demais. Em casa, não lavar com água e sabão, porque o sabão é citotóxico, ele vai agravar essa lesão, procure um especialista ou um posto mais próximo da sua casa. Eles vão te orientar, infelizmente não existe receita de bolo”, explicou Raquel.

Especialista em feridas, a enfermeira alerta dos riscos que o não tratamento correto dos hematomas ou lesões pode causar.

“É muito importante esse espaço que está sendo aberto para falar sobre feridas, porque ninguém vê enquanto não está visível, e vai deixando. E ela pode chegar até o osso. Chegou ao osso, vai dar uma osteomielite, que tem que ser tratada dentro de um hospital e é um tratamento sério”, alertou.

“Então, tem que ter um novo olhar para você, para sua pele, o seu manto protetor, que é a nossa pele”, finalizou reforçando os cuidados básicos.

A segunda palestra foi ministrada pelo treinador e professor de Muay Thai, Jean Reis. O instrutor contou que muitas pessoas procuram as aulas para emagrecimento, mas reforçou que este não é o foco principal e sim a qualidade de vida.

“O primeiro benefício que é mais procurado é o emagrecimento, só que o emagrecimento não é o caminho, é o destino. No caminho você consegue melhorar a ansiedade, o estresse do dia a dia, a autoestima, além de outros benefícios a saúde”, explica Jean.

O professor também esclareceu como funciona o esporte. “O Muay Thai não é uma arte marcial, é um esporte de contato, é uma luta. O objetivo é trazer qualidade de vida, a gente não quer que a pessoa suba em um ringue, mas que tenha os benefícios do Muay Thai”, contou.  

Por fim, ele revelou até quantas calorias podem ser eliminadas em um treino. “Depende muito da intensidade, se for com alta intensidade, que é a maioria das aulas, o aluno consegue perder em média de 500 a 750 calorias. Fora que ele continua tendo a queima calórica após 48h, porque o corpo fica acelerado”, finalizou Jean.
 
Programação – Nesta quinta-feira (7) temas como “A importância do controle da placa dental, na saúde bucal” e “Ergonomia” serão discutidos. Na sexta-feira (8) será o encerramento com palestras sobre a “Má alimentação e seu impacto na manutenção da saúde física e mental nos dias atuais”. O dia ainda contará com entrega de Moção de Aplausos.

Matheus Fin - Estagiário | Matéria feita com supervisão da diretoria de Jornalismo da Secom



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.