21/10/2009
Em ato de posse, Fabrício adianta que pretende modificar Faixa Verde
Luiz Alves
O primeiro-suplente Marcus Fabrício (PP) tomou posse nesta quarta (21) como vereador por Cuiabá em ato informal no gabinete do presidente da Câmara Municipal, vereador Deucimar Silva (PP). O progressista, que vai substituir o vereador licenciado Leve Levi pelo período de 121 dias, adiantou que na próxima semana já ingressará com projeto de lei com o intuito de modificar o sistema de estacionamento rotativo "Faixa Verde", hoje explorado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) através de contrato de concessão, com vistas a dar maior segurança aos motoristas que pagam taxa para estacionar no centro da Capital. “A CDL administra a Faixa Verde, mas não tem responsabilidade sobre os veículos que estão estacionados na região em que o sistema opera”, criticou.

Ele contou que já fez um estudo sobre a viabilidade de assegurar ao proprietário do veículo eventuais danos ao seu carro, bem como roubo e furto, pois, segundo Fabrício, o cidadão paga e não tem direito a nada. Tanto que, no cartão de estacionamento, o programa deixa claro que não se responsabiliza pelo veículo. “Há dois anos a CDL arrecadava R$ 200 mil por mês com a cobrança da taxa de estacionamento. Hoje esse valor deve ser bem maior e, por isso, vou requerer também informações sobre o repasse desses valores”, disse. O parlamentar recém-empossado explicou ainda que 30% dessa arrecadação deve ser destinada à secretaria de Assistência Social do município e 30% à um projeto de reurbanização feito pela secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU).

Fabrício afirmou que, além desse projeto, pretende analisar com afinco a planta genérica do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que prevê o reajuste do imposto, e a Lei Orçamentária para o exercício de 2010. Na eleição passada, o progressista obteve o mesmo número de votos que Deucimar. Porém, pelo critério de desempate por idade, Deucimar ficou com a vaga. Ambos tiveram 3.524 votos. "Fomos desempatados pelo critério de idade, assim assumo de forma tranquila para exercer meu pleno direito de vereador e, nesses quatro meses, vou trabalhar em prol da comunidade cuiabana", enfatizou.

Pollyana Araújo