07/10/2021
Audiência pública discute sobre projeto de revitalização do Mercado Municipal
Walfredo Rafael/Secom Câmara
A audiência pública aconteceu nesta quarta-feira (6)

Foi realizada na tarde desta quarta-feira, 6 de outubro, uma audiência pública que discutiu o projeto de revitalização do Mercado Miguel Sutil, mais conhecido como Mercado Municipal. O debate foi proposto pela Comissão de Trabalho, Administração, Serviços e Obras Públicas da Câmara Municipal de Cuiabá reuniu vereadores, sociedade e representantes dos permissionários e do Poder Executivo.

O presidente da Comissão, vereador Wilson Kero Kero (Podemos), explicou que discussão sobre o assunto aconteceu após a solicitação dos permissionários.

"Esse é o nosso papel, trazer para cá toda essa mediação em audiência pública, debater e encaminhar ao executivo, de forma definitiva, um detrimento oficial", disse o vereador que presidiu a reunião.

A vereadora Edna Sampaio (PT), que também esteve presente na audiência, lembrou que esse projeto é fundamental por guardar a memória e história da cidade.

"A revitalização do Mercado Municipal, assim como a revitalização do Centro Histórico da nossa cidade, é muito importante porque diz respeito a memória e a história do nosso povo. E isso é importante, é fundamental",  pontuou a parlamentar.

O vereador Dilemário Alencar (Podemos) reforçou que a reforma deve garantir o direito dos permissionados de continuar trabalhando para sustentar suas famílias. Ele ainda comentou a importância de um olhar social ao assunto.

"Tem permissionários que exercem sua atividade há vinte, trinta anos no Mercado Municipal. Então qualquer iniciativa de revitalizar o local tem que ter um olhar social para esses trabalhadores. Eu apoio a revitalização, mas desde que seja garantido o direito ao trabalho, ao exercício profissional dos permissionários", apoiou Dilemário.

O representante da Comissão da Associação dos Permissionados do Mercado Municipal, Sebastião Luciano, e o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento de Cuiabá, Francisco Vuolo, também estiveram na audiência e comentaram sobre a proposta.

"Há muito tempo que não revitaliza o Mercado Municipal, com isso, o espaço só vai se deteriorando. O espaço é precário. Estamos tentando sobreviver, e há várias gestões que a gente vem conversando com os prefeitos, secretários para revitalizar o mercado, mas fica só na conversa. Nós precisamos de uma garantia por escrito. Por isso a gente convocou essa audiência pública", contou Sebastião.

"A secretaria já vem há algum tempo tratando o objeto de audiência em reuniões. Essa é a segunda audiência pública que nós estamos participando. Nós estaremos com a Câmara Municipal, com representante que estará acompanhando este processo, fazendo todas essas tratativas para que haja segurança jurídica e efetivamente para que a gente possa, não só garantir as condições necessárias para uma nova revitalização, mas também o respeito aqueles que construíram a história e participam diretamente na atividade comercial daquele equipamento que representa a história de Cuiabá", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico.

Matheus Fin - Estagiário | Matéria feita com supervisão da diretoria de Jornalismo da Secom