22/10/2009
Toninho apresenta projeto que proíbe a venda de carne pré-moída no comércio de Cuiabá
Luiz Alves
A saúde pública tem sido uma das bandeiras do vereador Toninho de Souza (PDT) em seu primeiro ano de mandato. Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, o parlamentar apresentou mais um projeto de lei no tocante à qualidade de vida do povo cuiabano. Após ter apresentado proposta antifumo, que ainda está em fase de análise na CCJ, em estabelecimentos comerciais da capital do Estado, Toninho está sugerindo agora a não exposição e comercialização de carne pré-moída nos comércios de Cuiabá, como em açougues e supermercados.
A proposta servirá para que o comerciante moa a carne no ato de sua comercialização e utilizando equipamento adequado e higienizado.

Segundo Toninho de Souza, é comum nos açougues e supermercados de Cuiabá, carnes previamente moídas alojadas em ambientes inadequados, o que acaba alterando na cor e na qualidade do produto consumido pela população de baixa renda pelo fato do seu preço ser atrativo. A preocupação do parlamentar é que, uma vez a carne pré-moída, formada por um conjunto de 'sobras' de vários pedaços de carnes, mau-condicionada pode provocar sério problema de intoxicação alimentar causada por bactérias, que podem até mesmo levar a óbito. "É um problema que qualquer pessoa está sujeito a ter quando consume carne moída sem o devido cuidado de higienização por parte do comerciante", frisa Souza, lembrando que este tipo de carne é usado na comercialização de salgados como pastel, esfiha, coxinha entre outros em lanchonetes e por ambulantes.

O parlamentar ressalta ainda que a carne moída (fresca) no momento de sua comercilização e em equipamento higienizado não apresenta risco à saúde do consumidor. Em caso do projeto ser aprovado pela Câmara, as autoridades sanitárias municipais é que vão fiscalizar e aplicar as sanções em ato de descumprimento à lei.