15/10/2021
Câmara derruba veto a PL que autoriza criação de Centro de Tratamento para sequelas da covid-19
Secom Câmara
O projeto é de autoria do vereador Pastor Jeferson
De acordo com a proposta, as unidades deverão ser formadas por profissionais de diversas áreas da saúde para garantir o tratamento aos pacientes

Com 19 votos, a Câmara Municipal de Cuiabá derrubou o veto do Executivo ao Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a criar o Centro de Referência para tratamento de sequelas em pacientes que se curaram da covid-19.

A manifestação contrária a propositura foi analisada pelos parlamentares na sessão ordinária de quinta-feira (14).

O projeto, apresentado pelo vereador Pastor Jeferson (PSD), dispõe sobre a criação de uma unidade para atendimento de pacientes que se curaram da doença, mas que apresentaram lesões e sequelas e que necessitam de acompanhamento clínico com o intuito de minimizar os efeitos da covid-19.

De acordo com a matéria, as unidades deverão ser formadas por profissionais da área médica que prestarão atendimento especializado de fisioterapia respiratória e motora, fonoaudiologia, oftalmologia, clínica médica, pneumologia, reumatologia, cardiologia, psicologia, psiquiatria e assistência social, "além de todos os instrumentos, insumos e especialidades necessárias para o seu funcionamento, de acordo com os protocolos de saúde definidos pelas autoridades de saúde do Município".

Para justificar a proposta, o vereador aponta que o intuito é assegurar a demanda que a pandemia gerou e ao mesmo tempo ter um olhar especial para as pessoas que superaram o vírus, mas apresentaram alguma sequela.

“Nós temos uma demanda muito grande de pessoas que ainda possuem sequelas e precisam desse tratamento especializado. Nosso dever é trabalhar pelo povo e para o povo e, tenho certeza, que o projeto vem de encontro com essa necessidade” ressalta o parlamentar.

Juliana Maciel /Gabinete Vereador Pastor Jeferson