Início
NOTÍCIAS
21/10/2021
Câmara realiza palestras de conscientização sobre câncer de mama
Walfredo Rafael/Secom Câmara
A ação faz parte da campanha "Todos Juntos Apoiamos essa Causa"
As atividades aconteceram no Plenário Ana Maria do Couto, o Plenarinho. A ação é desenvolvida pelo Núcleo Assistencial, Sala da Mulher e Ouvidoria do Legislativo cuiabano



Dando continuidade a programação da campanha "Todos Juntos Apoiamos essa Causa", a Câmara Municipal de Cuiabá realizou, na manhã desta quinta-feira (21), palestras para alertar aos servidores sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Os bate-papos aconteceram no Plenário Ana Maria do Couto, o Plenarinho. A ação é desenvolvida pelo Núcleo Assistencial, Sala da Mulher e Ouvidoria do Legislativo cuiabano. 

A coordenadora da Sala da Mulher, Thamires Rondon, falou sobre a programação que foi planejada para a campanha. Ela explica que a ação busca conscientizar os servidores sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e de próstata, temas debatidos no Outubro Rosa e Novembro Azul, respectivamente. 

"Neste mês estamos com diversas atividades voltadas aos servidores e ao social também, como a campanha de arrecadação de lenços para mulheres que estão em tratamento de câncer. Hoje tivemos a palestra de prevenção aos câncer de mama e de próstata e amanhã teremos o dia da beleza ", disse Thamires.  

A chefe do Núcleo Assistencial, Patrícia Melo, comentou sobre o trabalho que tem sido desenvolvido pela Câmara voltado para saúde e bem-estar dos servidores.

"Nós iniciamos outubro com a semana da saúde trazendo o cuidado e prevenção de doenças. E, no mesmo mês, ocorrem essas palestras de conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de próstata. Essa doença pode ser tratada, com cura de 100% tendo o diagnóstico precoce", contou a chefe do Núcleo.

As palestrantes da manhã, a nutricionista Camila Fraiberg e a fisioterapeuta Ana Cristina Duarte trouxeram diversas questões sobre mitos e verdades sobre a doença, além de reforçar os cuidados com a saúde e a prevenção do câncer, como o autocuidado e estilo de vida.

"A gente vai  trabalhar os mitos e verdades  relacionados ao câncer de mama. A gente reuniu as informações para orientar melhor as mulheres para esse tratamento e prevenção. Trazer a importância do autocuidado e do comportamento em relação aos hábitos de vida, alimentação, para melhorar e prevenir", disse a nutricionista Camila.

"Ainda tem muito tabu, então através dessas campanhas elas conseguem um pouco mais de informação. Como fisioterapeuta a gente está atuando de forma preventiva, mas também para tratamento", reforçou a fisioterapeuta Ana.

O médico servidor da Casa, Dr. João Baçan, disse que as atividades relacionadas aos temas terão continuidades nas próximas semanas. 

"A Câmara vai trabalhar com esses dois temas essa semana e dando continuidade a essas atividades no decorrer das próximas semanas e no mês que vem. Passaremos essas orientações para os nossos servidores e eles repassando para os familiares, quanto a necessidade da realização dos exames preventivos, tanto para mulher, quanto para o homem", reforçou o médico.

A programação, que contou com palestra nesta manhã, também terá o dia da beleza na sexta-feira (22). Outros momentos estão sendo elaborados e serão desenvolvidas nas próximas semanas e no mês que vem para conscientizar os servidores sobre os cuidados com a saúde e a prevenção do câncer de próstata e outras doenças.

Matheus Fin - Estagiário | Matéria feita com supervisão da diretoria de Jornalismo da Secom



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
06/12 - Empresários podem ter isenção de IPTU e alvará em Cuiabá
06/12 - Vereador Demilson Nogueira presta contas das ações do mandato em 2021
06/12 - Nota de pesar | Gilson Oliveira dos Santos
03/12 - CPI dos Medicamentos recebe novos documentos e adia leitura do relatório final
03/12 - Voluntários são homenageados em Sessão Solene
03/12 - Câmara realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
03/12 - PL que beneficia pessoas com deficiência é aprovado e encaminhado ao Executivo
02/12 - Comissão debate sobre projeto de regularização fundiária
02/12 - Câmara aprova pareceres de projeto que cria política de combate a incêndios
02/12 - Câmara aprova projetos, requerimentos e pareceres na sessão desta quinta
02/12 - ADIADA - CPI entrega relatório final
02/12 - Vereador sugere a construção de um Memorial em homenagem às vítimas da covid-19
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.