22/10/2021
Projeto que nomeia biblioteca em homenagem a professora é aprovada
Secom Câmara
A matéria foi apresentada pelo vereador Demilson Nogueira
A proposta foi aprovada pelos vereadores em regime de urgência

Em regime de urgência, a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou o projeto de lei, de autoria do vereador Demilson Nogueira (Progressistas), que denomina a Biblioteca Saber com Sabor, do Distrito de Nossa Senhora da Guia, de "Professora Ana Cecília da Silva Grisólia". A proposta visa homenagear a educadora da região que realizou relevantes serviços em prol da comunidade.

A biblioteca pública municipal foi revitalizada e entregue nesta quinta-feira (21), pelo prefeito em exercício, José Roberto Stopa, na sede da subprefeitura onde está instalada.

Segundo o vereador, o pedido é uma forma de homenagear cidadãos que fizeram e fazem parte da história de um determinado povo e lugar.

“Estamos não só trazendo para esse Distrito a revitalização de uma biblioteca que, por si só, já significa muito para a comunidade, como também resgatando a memória de uma pessoa que foi importante nessa história e que deixou um legado que com essa homenagem jamais poderá ser apagado”, afirma o parlamentar.

Revitalização

Para revitalização do local foram realizados alguns serviços como troca do telhado, revisão completa do madeiramento do imóvel, troca das portas - uma delas de acesso à sala e outra do banheiro que atende a biblioteca, e a porta de vidro na entrada principal -, e dos azulejos da cozinha e banheiro. Além disso, foram instalados forro de PVC na sala onde funciona a biblioteca e novos pontos de iluminação.

A biblioteca ganhou também novos móveis, ar condicionado, bebedouro, prateleiras, armários, tatame e três computadores sendo que um deles será para o acesso do público e os demais para os serviços internos, incluindo a automação da unidade.

Acervo

A Biblioteca Pública Municipal Saber com Sabor do Distrito de Nossa Senhora da Guia terá um acervo de 3.500 exemplares incluindo revistas, gibis e outras publicações de diferentes gêneros literários.

Uma das novidades da unidade é o Cantinho Cuiabano dedicado a autores locais, com gêneros variados de produção literária como poesia, contos e outros, envolvendo a cultura cuiabana e mato-grossense.

Criada em 2012,  até agora a biblioteca não existia fisicamente. A entrega da unidade irá beneficiar cerca de 3.800 pessoas.

Histórico da homenageada

Ana Cecília da Silva Grisolia, nascida no dia 22 de novembro de 1938, no distrito de Nossa Senhora da Guia, município de Cuiabá-MT.

De família humilde, simples, amante da leitura, sonhava em estudar para ser professora. O sonho de ser professora realizou-se ainda muito jovem. Para contribuir com seus pais na educação de seus irmãos mais novos e sem condições de ir para a capital continuar os estudos, aos 16 anos de idade começou sua profissão, como professora na comunidade Terra Vermelha alguns quilômetros distantes da Guia.

Ficou viúva ainda muito nova, aos quarenta e três anos. Cursou seu magistério no colégio DASA (hoje CEMA), fez concurso na rede estadual para professora, e sendo aprovada continuou a trabalhar na alfabetização. Na rede municipal também adquiriu carreira como professora.

Fez curso de graduação em História e realizou mais um sonho. Foi diretora na escola Estadual Filogônio Corrêa, no distrito Nossa Senhora da Guia, por duas vezes, fazendo grandes benefícios em sua gestão. Como era apaixonada pela leitura, sempre incentivou as pessoas em sua volta a praticar esse hábito. Era também muito caridosa, ajudava muitas famílias carentes a suprirem suas necessidades básicas. Devido aos seus atos de amor ao próximo, a sua bondade ela teve quase 150 afilhados.

Com informações da Prefeitura de Cuiabá

Andressa Sales| Gabinete Vereador Demilson Nogueira