26/10/2021
Tribuna discute sobre a importância do CAPS Adolescer
Reprodução
A discussão sobre o tema aconteceu na sessão desta terça (26)
Por indicação do vereador Chico 2000, o tema foi debatido por uma psiquiatra, técnica de saúde mental e coordenadora do CAPS

Na primeira Tribuna Livre da sessão ordinária desta terça-feira (26), na Câmara Municipal de Cuiabá, foi discutido sobre a importância do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Adolescer. Por indicação do vereador Chico 2000 (PL), o tema foi apresentado por uma psiquiatra, técnica de saúde mental e coordenadora do CAPS.

O CAPS é um serviço público que oferece tratamento continuado para crianças, adolescentes e respectivos familiares com problemas relacionados ao uso de álcool e drogas.

A coordenadora técnica de Saúde Mental da unidade, Roseli Batista Costa, contou sobre a discussão feita na tribuna sobre o tema e os atendimentos realizados que, segundo ela, têm tido crescente devido à pandemia.

"Essa discussão é muito importante aqui em Cuiabá. Anteriormente a gente fazia um tratamento de álcool e de outras drogas. Hoje nós temos mais dois segmentos que são o mental e o autismo. Antes da pandemia tínhamos um atendimento de dois a quatro requerentes a essas necessidades, hoje temos  dez acolhimentos por dia", explica a coordenadora.

"Após a pandemia nós acreditamos que esse número vai subir duas vezes mais. Então, desta forma, trazemos a esta Casa a necessidade desta comunidade que é essencial para o tratamento de crianças e adolescentes, prevê a técnica.

A gerente do CAPS Adolescer, Rosileide Capilé, falou sobre as condições estruturais da unidade que precisam ser melhoradas e a necessidade de reformas para um melhor atendimento.

"Nossa equipe está basicamente completa, faltando poucos técnicos. Mas a parte estrutural está bem danificada", relata a gerente.

A psiquiatra Mariana Carvalho de Moura, que presta atendimento aos pacientes no centro, explicou como as consultas são realizadas e a prevenção no atendimento de crianças agora para evitar agravamento da doença no futuro.

"Atendemos todos os tipos de patologias mentais, sejam elas de cunho psicótico, transtorno de humor, autistas, problemas com álcool e drogas. Nossa unidade é aberta para abranger toda essa população. As crianças são a base da nossa sociedade, então se a gente não intervir hoje de forma mais saudável possível, a gente vai ter uma sociedade doente no futuro", disse a psiquiatra.

O vereador Chico 2000 (PL) comentou sobre a necessidade da população se atentar a esses cuidados com o próximo.

"É um tema extremamente importante e que muitas pessoas não têm conhecimento. Elas só têm conhecimento quando essa pessoa, por falta de tratamento, começa a trazer problemas para sociedade. Aí é o momento que elas se deparam que este fato é real, que este fato existe. Essa unidade realizou no mês de setembro 1.440 atendimento", finalizou o parlamentar.

com informações da prefeitura

Matheus Fin - Estagiário | Matéria feita com supervisão da diretoria de Jornalismo da Secom