03/11/2021
Campanha Outubro Rosa é encerrada com panfletagem nas ruas de Cuiabá
Da assessoria
O parlamentar percorreu com sua equipe nos principais pontos da capital
Para o vereador,  as ações foram produtivas e contribuíram para o combate e prevenção do câncer de mama

Na última semana foi encerrada a campanha Outubro Rosa, realizada pelo vereador Dr Luiz Fernando (Republicanos), com ações de panfletagem, entrega de água rosa e informações nas principais ruas de Cuiabá.

O parlamentar percorreu com sua equipe na tarde de quarta-feira (27), a Estação Alencastro, Praça Ipiranga e alguns pontos da região central.

Para o vereador, as ações foram produtivas e contribuíram para o combate e prevenção do câncer de mama.

“É um momento único de satisfação e de alegria em poder contribuir com nossa cidade porque jamais devemos deixar passar em branco um assunto tão importante como este”, falou.

Conforme um levantamento feito pelo time de Data Analytics da Dasa, rede de saúde integrada, quase 3 milhões de mulheres deixaram de rastrear a doença no último ano por conta da pandemia. E, por conta disso, a Dasa estima que mais de 49 mil casos suspeitos de câncer de mama deixaram de ser rastreados dentro das redes de saúde.

Na avaliação do parlamentar, os dados trazem um agravante já que o câncer de mama é o mais prevalente entre as mulheres e a primeira causa de morte por câncer na população feminina. Além disso, 1% da população masculina também é acometida pelo problema.

Para se ter uma ideia, mais de 600 casos de câncer de mama foram registrados em Mato Grosso, em menos de dois anos. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), foram registrados 243 casos de câncer de mama em mulheres em 2021 e 435 casos de câncer de mama em mulheres em 2020. Também houve o registro de 4 casos de câncer de mama em homens no ano de 2021.

De acordo com o Atlas de Mortalidade online do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2019, 199 mulheres foram a óbito por câncer de mama em Mato Grosso. Neste mesmo ano, foram registradas 3 ocorrências de óbitos em homens. Até o momento, não foi disponibilizada a taxa de mortalidade de 2020 e 2021, pois o processamento de dados ainda não foi concluído pelo INCA. Já no Brasil, foram mais de 66 mil novos casos da doença em mulheres.

Encerramento

Além das ações de encerramento, o gabinete percorreu outros pontos de Cuiabá durante todo o mês de outubro. Dentre os locais estão: Policlínica do Verdão, Upa Pascoal Ramos, Policlínica do Pedra 90, Posto de Saúde do bairro Tijucal e também da região do Osmar Cabral.

Rayane Alves/Gabinete Vereador Dr. Luiz Fernando

Fotos Relacionadas