03/11/2021
Câmara aprova projeto que institui no município "Mês do Laço Branco"
Secom Câmara
A propositura foi apresentada pelo vereador Tenente Coronel Paccola
O objetivo da campanha é conscientizar os homens pelo fim da violência contra mulher

O Projeto de Lei que cria o mês do Laço Branco - homens pelo fim da violência contra as mulheres - no município foi aprovado pela Câmara de Cuiabá. Agora, a proposta de autoria do vereador Tenente Coronel Paccola segue para sanção.

De acordo com a propositura, durante o mês de dezembro devem ser desenvolvidas ações pelos gestores públicos municipais e secretarias que aderirem a jornada. Opcionalmente, prédios públicos poderão ser iluminados com a cor branca, realizar promoção de palestras, eventos e atividades educativas voltadas aos homens sobre o tema, além da veiculação de campanhas midiáticas e disponibilização de banners em sites, folders e outros materiais com ilustrações e exemplos sobre prevenção ao feminicídio, contemplando a generalidade do tema. Campanhas nas escolas do município terão como símbolo um laço de fita na cor branca.

“Este Projeto de Lei não vai acarretar custos para o Executivo, mas de maneira sugestiva deve promover ações em todo âmbito municipal para alertar os homens sobre as agressões e atitudes machistas que podem desencadear diferentes tipos de agressões ou violência contra as mulheres, buscando promover relacionamentos saudáveis e respeito mútuo”, salienta Paccola.

Em diversos países, a campanha do Laço Branco ocorre no dia 06 de dezembro, sendo uma das principais campanhas pelo fim da violência contra as mulheres. São organizados eventos e atividades para sensibilizar, envolver e mobilizar homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher.

Gabinete Vereador Tenente Coronel Paccola

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)