Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
12/11/2021
Movimento negro e vereadora organizam agenda de atividades
Do Gabinete Vereadora Edna Sampaio
Em alusão ao Mês da Consciência Negra


Começou nesta sexta (12) e segue até o dia 29 de novembro a programação da Agenda Kwanzaa - Mês da Consciência Negra, uma reunião de atividades culturais realizadas por entidades do movimento negro e pelo Mandato Coletivo pela Vida e por Direitos/Vereadora Edna Sampaio (PT).

Segundo a vereadora, em um contexto marcado pelos conflitos de ordem racial, em que a “modernização” desconsiderou o negro, ainda hoje se vê atualizar-se o racismo, manifestado em situações cotidianas.

Diante disso, o objetivo é dar visibilidade ao debate sobre relações raciais na capital durante este mês, dedicado à memória de Zumbi dos Palmares, fortalecendo ações já realizadas por coletivos negros da cidade e realizando outras, em parceria.

A agenda conta com o apoio das Secretarias Municipais de Cultura, Adjunta de Direitos Humanos e da Mulher e de instituições representativas, como o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR-MT) e o Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA-MT).

Na agenda, estão atividades de grupos negros organizados, como o Coletivo Negro Universitário da UFMT, o Movimento Negro Unificado (MNU) e a Associação de Famílias Negras e Periféricas, além de produtores e artistas negros locais. Também participarão representantes de empreendedores e artesãos negros, entre eles quilombolas, e migrantes, como é o caso da trancista Diela Tamba, da Guiné-Bissau.

A programação foi discutida pela vereadora juntamente com o movimento negro, com quem Edna Sampaio vem dialogando desde o início do mandato.

Um dos pontos altos será a Sessão Solene em Homenagem ao Mês da Consciência Negra, que será realizada juntamente com o vereador Juca do Guaraná Filho, na terça (16), às 14h30, na Câmara, quando serão entregues mais de 100 moções de aplauso a personalidades negras indicadas pelos movimentos sociais e lançado um prêmio que leva o nome da educadora negra Bernadina Rich.

Outro destaque da programação é a exposição de fotografias “Corpos Negros na Cidade”, que retratará em outdoors imagens de personalidades negras locais contemporâneas, muitas delas anônimas, que contribuem para a história da cidade e também frases trazendo reflexões sobre a condição do negro.

A vereadora comentou sobre a exclusão dos negros do acesso aos bens culturais, econômicos e políticos que a sociedade produz e analisou o fato de Cuiabá, onde a população é de maioria negra, só nesta legislatura poder contar com uma parlamentar negra na Câmara, instituição fundada no início do século 20.

“Nossa pauta fundamental é o combate ao racismo estrutural. Que novembro seja um período de expressão de todas as características, toda a cultura do povo preto”, disse a vereadora.

“Este é um esforço do nosso mandato, no diálogo com os diversos atores do movimento social e institucionais, para dar visibilidade à questão racial na cidade de Cuiabá”, salientou. “Fizemos questão de que a Câmara acolhesse, recebesse e participasse ativamente desta programação”.


CONFIRA A AGENDA COMPLETA

12.11
14h às 18h - Projeto “Preta poética - Poesias nas ruas da cidade”, com a escritora e poetisa Luciene de Carvalho, percorrendo ruas do centro da capital e realizando o lançamento de seus livros Gula DÁgua e Doze Contos - Interpretando a Miragem.

13.11
16 h - “Último Tom da cor” - interações culturais afro e indígenas com capoeira Angola música poesia em homenagem aos 40 anos da morte de mestre Pastinha.
Local: Beco Alto - Centro Histórico

16.11
14h - Sessão Solene em Homenagem ao Dia da Consciência Negra Com a participação de representantes do movimento negro, poder executivo e legislativo municipal e instituições, incluindo: lançamento da exposição de fotografias “Corpos Negros na Cidade”, Prêmio Bernadina Rich, entrega de moção de aplausos a personalidades negras.

18h – Exibição do filme “Doutor Gama" e Exposição “Rainhas Negras - A arte de ressignificar feito a mão pela artesã Cléo Borges”, no Cine Teatro de Cuiabá.

17.11 
8h30 às 19h - Roda de conversas “Escuta e diálogo: os gritos não ouvidos dos povos invisibilizados”, promovido pelo Movimento Negro Unificado (MNU), com painéis sobre: “A luta do movimento negro unificado Brasil e em Mato Grosso”, “Povos Quilombolas e indígenas e luta contra a retirada de direitos” e “Formação da Juventude Negra”.

19h –Seminário “Fascismo Racismo e Democracia: o lugar do movimento negro na afirmação da humanidade ”, com a presença de Ieda Leal (Coordenadora Nacional do MNU)
Local: Auditório da Câmara Municipal de Cuiabá, com transmissão pelas redes sociais da Câmara Municipal de Cuiabá.

18.11
8h às 18h – “Feira das Religiões de matriz africana”, com a presença de casas de religião de matriz africana e afro-brasileira, com gastronomia e louvores aos orixás, além de palestras sobre as diferenças dos segmentos da religião de matriz Africana: Umbanda, Candomblé, variações das Nações e o Culto a Orunmila ifá, encerrando-se com o “Sire das divindades”

19h - Desfile promovido pela Associação das Famílias Negras Periféricas de Mato Grosso, voltado à valorização das mulheres do bairro. 
Local: escola Lenine de Campos Póvoas, bairro Jardim União.

19h – Encontro "Aquilombamento on-line" com o tema “Racismo e saúde mental: Qual a relevância?”, promovido pela Comissão  de Relações  Étnico-Raciais na Psicologia  do Conselho Regional de Psicologia.
 Formato: On line. O link para o evento será divulgado nas redes sociais do CRP 18.

 19.11

8h às 17h - Encontro Interescolar de Dança e Cultura da Cidade Educadora – EIDANCCE 2021 -  A dança como consciência das nossas ancestralidades”, com rodas de conversas sobre: "Corpo, Educação e Cultura", "Relatos de experiências de professores compartilhando as experiências pedagógicas do ensino com o conteúdo dança a partir das Práticas Pedagógicas ofertadas", "Danças brasileiras, ancestralidade e contra-colonialidade em tempos remotos e presenciais", "História dos negros em Mato Grosso" e "Arte-Educação - o corpo, tendo como viés a arte-educação".
Formato: Online. Link para o evento será divulgado nas redes sociais do EIDANCCE 2021.

9h às 18h – Feira Cultural “A arte que trança a estética da beleza negra”, com feira de artesanato, roupas afro e indianas, ervas medicinais dos quilombos e bonecas negras, comidas típicas negras e cuiabanas, demonstrações de tranças afro e amarração de turbante e apresentações culturais.
Local: Praça Alencastro.

9h - Café afro do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
Local: Casa dos Conselhos.

17h - “Caminhada pelas Vidas Negras”, ato político com apresentações culturais.
Concentração às 16h30, na Praça Alencastro e saída às 17h, finalizando no Beco do Candeeiro.

19h - Workshop “A lei da Pemba” - aspectos milenares das escrituras sagradas.
Formato: híbrido.
Local: Museu de Imagem e Som de Cuiabá – MISC.

19h – 22h -  Kwanzaa no Beco – Consciência Negra.
Programação com apresentações culturais de artistas locais, feira gastronômica, artesanato e performances.
Local: Beco do Candeeiro.

20.11

FeijoBeco
Local: Museu de Imagem e Som de Cuiabá – MISC

16 h - Festival de Ayan - uso ritualístico da musicalidade nas religiões de matriz africana.
Formato: híbrido.

Local: Local: Museu de Imagem e Som de Cuiabá – MISC.

19h -  Roda de Conversa "Negro Vida e Negro Drama: masculinidades negras, juventude e cultura urbana", realizada pelo Coletivo Negro Universitário da UFMT.
Local: Youtube do CNUUFMT.


A partir de 21.11
Exposição “Corpos Negros na Cidade”: exposição de fotografias de pessoas negras que contribuem para a história da cidade.
Local: Em diversos pontos de grande visibilidade da cidade.

22.11
Ciclo de palestras “Consciência Negra: 365 dias de luta por respeito”.
Local: Secretaria Municipal da Mulher.
Formato: híbrido com transmissão ao vivo pelo Instagram.

23.11

19 h -  Cristian Siqueira ministra palestra “Mediunidade na umbanda”.
Formato: presencial.
Local: Museu de Imagem e Som de Cuiabá – MISC.

19 h - Flávio Mattos ministra palestra “As sete linhas da Umbanda”.
Formato: presencial.
Local: Museu de Imagem e Som de Cuiabá – MISC.

29.11
9h - Roda de Conversa "Eu sou livre! Da literatura de Carolina Maria de Jesus às mulheres negras em MT", realizada pelo Coletivo Negro Universitário da UFMT.
Formato: híbrido. Confira o link nas redes do Coletivo Negro Universitário UFMT/Campus Cuiabá.

16 h - Pop rua
Local: Museu de Imagem e Som de Cuiabá - MISC
18h30 -  Filme “Estrelas além do tempo”.
Público: geral, limitado a 80 pessoas.
Formato: presencial.
Local: Sesc Arsenal.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

O evento contará com as seguintes atrações culturais: 

- 16/11, às 14h, na Sessão Solene: Percussionista Herminio Nhantumbo.

- 17/11, às 8h30h, na abertura da Roda de conversas do MNU, na Câmara: Siriri, com  AMFMT- Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso e às 19h, apresentação com as cantoras Papy Nascimento e  Isadora Moraes.

- 19/11, às 9h, na Feira da praça Alencastro: apresentação com a sambista Mariana Borealis e às 11h, com o cantor e instrumentista Oliveira Filho e às 14h, com  a cantora Hend e às 16h30, com Dj Taba, Pacha Ana e Ahgave e no Beco do Candeeiro: às 19 h, apresentação de Duckson e Banda e, às 20h, da Rapper Azul.

Atualizado dia 13.11.2021, às 10h20

Neusa Baptista/Gabinete Vereadora Edna Sampaio



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.