Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
23/11/2021
Tribuna Livre discute sobre violência política contra as mulheres negras e endometriose
Secom
A Tribuna Livre da sessão ordinária desta terça-feira (23) da Câmara Municipal de Cuiabá discutiu sobre violência política contra as mulheres negras e sobre os exames preventivos, diagnóstico e tratamento da endometriose. 

A enfermeira e militante do movimento Mulheres Negras, Simone Ribeiro Lima, foi convidada pela vereadora Edna Sampaio (PT) para falar da representatividade da mulher negra na política.

"A representatividade de mulheres negras em todos os espaços da sociedade, e isso inclui a política, garante a defesa dos direitos e da igualdade. Apesar dos avanços conquistados pelos movimentos de mulheres negras nos últimos anos, percebemos que a diversidade racial não é uma realidade na sociedade brasileira", disse a enfermeira.

A personal trainer especialista em saúde da mulher, Fabiane Viviane de Moraes Martins, e o médico e presidente da Associação Mato-grossense de Ginecologia e Obstetrícia, Angelo Barrionuevo, foram convidados pela vereadora Michelly Alencar (DEM) para falar sobre a endometriose. 

"O diagnóstico preciso e precoce evitam os danos na saúde da mulher, de fertilidade, na relação sexual, é importante olhar para as mulheres. Pois, quanto mais tardio, mais compromete a fertilidade da mulher, a qualidade de vida", conta a personal.

"É considerada uma doença crônica, não é fácil fazer diagnóstico de endometriose, temos vários fatores envolvidos. Um deles é que a cultura de que a cólica é algo da mulher, muitas vezes a paciente começa no início do seu ciclo menstrual com muita dor, com muita cólica e culturalmente a mãe mesmo diz ser normal, que faz parte. É uma doença que traz grande desconforto e até altera diretamente na vida da mulher. Temos uma série de problemas que precisamos solucionar para ajudar esta população", explicou o médico.

Pauta do Dia

A pauta da sessão desta terça foi sobrestada até que os parlamentares analisem dois vetos do Poder Executivo.

Matheus Fin - Estagiário | Matéria feita com supervisão da diretoria de Jornalismo da Secom



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.