08/05/2007
Conselheiros da pessoa com deficiência tomam posse na Amde
Secom Câmara/CBA
Vereador Mário Lúcio
Os Conselheiros do primeiro mandato do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Cuiabá, tomam posse nesta quarta-feira (9), a partir das 9horas, na Associação Mato-grossense de Deficientes (AMDE), onde o vereador Mário Lúcio (PMDB) preside a instituição.

O Conselho foi criado a partir da lei. 4.947 de 5 Janeiro de 2007, resultante de um projeto de lei, do então vereador Luiz Marinho, em sua primeira legislatura. O atual 2º vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Mário Lúcio, que já acompanhava o processo de elaboração do projeto para a criação de políticas públicas para pessoas que possuem algum tipo de deficiência, na capital, participa da solenidade de posse dos membros.

Os membros do Conselho terão mandato de dois anos. Terão como principal tarefa, fiscalizar e buscar recursos que possam garantir melhor qualidade de vida ao deficiente em Cuiabá. O conselho é paritário e será formado por 18 conselheiros, sendo nove deles, nomeados pelo prefeito Wilson Santos (PSDB) e os nove restantes, pelas entidades que auxiliam o deficiente do município.

O vereador Mário Lúcio (PMDB) destaca a oficialização do Conselho, como importante avanço do Poder Público do município, onde as políticas públicas em atenção ao deficiente serão discutidas entre as entidades, Poder Executivo e sociedade civil organizada.

O vereador Luiz Marinho (DEM), que acompanha o processo de criação do Conselho, enfatizou a importância para os portadores de deficiência no município que, além dele, bem como Mário Lúcio (por terem deficiência física), conhecem de perto as dificuldades, limitações e barreiras, existentes na capital mato-grossense.

Veja as entidades que tomarão posse no Conselho: Associação dos Cegos de Mato Grosso (AMC); Instituto dos Cegos de Mato Grosso (ICEMAT); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); Pestalozzi; Associação de Surdos de Mato Grosso; Associação Mato-grossense de deficientes (AMDE); Associação dos Portadores de Esclerose Múltipla de Mato Grosso; Associação Síndrome de Down de Mato Grosso;

Centro Pedagógico de Ensino Espacial de Mato Grosso; Associação Mato-grossense dos Osteomisados (AMO); Conselho Regional de Serviço Social (CRSS). O evento de posse será na sede da Amde, localizada na Rua Acre, 161, CPA II.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira