09/12/2021
Violência política contra mulheres negras é tema de Tribuna Livre
Secom
Pesquisadora Dejenana Campos participou da sessão ordinária desta quinta
A violência política contra mulheres negras foi tema da Tribuna Livre na Câmara Municipal de Cuiabá nesta quinta-feira (9), por iniciativa da vereadora Edna Sampaio (PT), com a presença da pesquisadora Dejenana Campos, que tratou do tema “O combate à violência política de gênero e raça e a Ação da Rede de Sementes de Marielle em Mato Grosso”.

“Aqui nesse plenário, há muitos homens que defendem as mulheres. No entanto, muitos se dizem defensores, mas são os próprios violadores e violentos em relação à presença das mulheres nesta Casa. Fui vítima aqui várias vezes de violência de gênero e, como Marielle, não serei interrompida. Como Marielle, sou uma mulher negra de resistência, e que, portanto, ocupa com autoridade este parlamento”, disse a vereadora Edna Sampaio.

As mulheres autodeclaradas negras representam 28% da população, mas estão presentes em apenas 3,9% das prefeituras, 6,3% das Câmara municipais, 2% do Congresso Nacional e 1% na Câmara Federal.

Nesta quinta também foi lançado pelo Instituto Marielle a pesquisa Violência Política de Gênero e Raça no Brasil 2021, um retrato aprofundado e detalhado sobre a democracia brasileira e os direitos políticos das mulheres negras no Brasil.

Trata-se da segunda edição da pesquisa, que conta com os relatos de 11 mulheres negras e LGBTQIA+, que são parlamentares eleitas, entre elas a vereadora Mazeh Silva, de Cáceres.

“A recorrência e o crescimento dos casos de violência política contra as mulheres expõe uma grave fissura na democracia brasileira. A violência política de gênero mata, destrói e inviabiliza uma sociedade democrática, plural, diversa, à medida em que afasta e amedronta mulheres que se sentem vocacionadas à política, mas que não querem migrar para o campo da estatística de abuso e violação”, disse ela. “Essa questão precisa, portanto, ser considerada em toda a sua complexidade, precisamos combatê-la de modo estrutural”, disse Dejenana.

Segundo a pesquisa, 98,5% das candidatas sofreram violência virtual (78%), moral ou psicológica (62%) e institucional (53%).

A violência institucional se manifesta contra 55% das mulheres negras, que sofreram situações como o recebimento de menor volume de recursos, a intimidação para aceitar decisões partidárias para desistir da candidatura (30%) e violência racial (44%).

Ação Sementes Marielle

Acontecerá nesta sexta (10), às 9 h, em Cuiabá, o ato público “Sementes de Marielle”, iniciativa local que reunirá coletivos de mulheres e parlamentares em torno da luta contra a violência política que atinge as mulheres negras no país.
A ação é parte de uma campanha nacional realizada pelo Instituto Marielle Franco (RJ), em parceria com coletivos de mulheres de todo o país.

Em Cuiabá, estarão participando a vereadora Edna Sampaio e a deputada federal Professora Rosa Neide (PT), além de representantes dos gabinetes dos deputados estaduais Lúdio Cabral e Valdir Barranco (PT), além de lideranças de coletivos representantes de mulheres e  da população negra.

A ação tem como elementos o uso de lenços e cartazes com a palavra de ordem “Não seremos interrompidas” e com mensagens de mulheres e mulheres trans negras eleitas em todo o país, as quais têm sido vítimas de violência.

Em Cuiabá, a programação acontecerá em frente à prefeitura municipal, à partir das 9 horas, com exposição de quadros da arte-educadora Cristina Soares e da estudante Julia Beatriz, do Projeto Simbiose e declamação da escritora Luciene de Carvalho sobre o poema “Canção Noturna para Marielle”, composto por ela em homenagem à parlamentar.

A obra integra o livro “Na pele”, que será doado pela artista ao Instituto Marielle Franco.   Haverá também intervenções culturais, entre elas a que será feita pela professora Silviane Ramos Lopes, em homenagem à líder negra Tereza de Benguela.

Organizações

Participam da ação os coletivos: Ong Laço Analítico, Escola de Psicanálise na Rua, Movimento Nós do Renascer, Comissão em Defesa da Igualdade Racial OAB-MT, Secretaria Estadual de Mulheres do PT, Movimento Negro Unificado (MNU), Fórum de Mulheres Negras de Mato Grosso e Movimento de Economia Solidária.

Também participam as seguintes organizações: Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro, Indígena e de Fronteira Maria Dimpina Lobo Duarte (NUMDI), Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (IMUNE), Ong Ipê Rosa, e dos gabinetes da deputada federal Professora Rosa Neide, e dos deputados estaduais Lúdio Cabral e Valdir Barranco.

Neusa Baptista/Gabinete Vereadora Edna Sampaio