29/10/2009
Fernandes dá "cartão amarelo" à Sanecap por não comparecer em sessão
Luiz Alves
O vereador Antônio Fernandes (PSDB) deu uma espécie de "cartão amarelo" à presidente da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), engenheira sanitarista Eliana Rondon, em advertência por não ter comparecido à sessão itinerante realizada nesta quarta (27), no bairro Novo Paraíso II, onde a principal reivindicação dos moradores foi a escassez de abastecimento de água. "Foi uma total falta de respeito com a comunidade. Por isso, dou cartão amarelo à Sanecap. Isso é inadmissível. Tudo tem limite. Companheira Eliana Rondon, pelo amor de Deus nos atenda", desabafou o parlamentar, durante a sessão desta quinta (29). Se em 15 dias a Sanecap não der nenhuma solução para o problema, Fernandes disse que vai dar um “cartão vermelho”, de forma simbólica, à companhia.

Fernandes não foi o único a criticar a falta de interesse dos munícipes para com os pedidos feitos pela Câmara. Totó César (PRTB) reclamou do gerente de manutenção do sistema viário da secretaria municipal de Infraestrutura, João Panta Leão, que havia lhe assegurado a realização de uma operação tapa-buraco no bairro Planalto, que até hoje não foi feita. “Se até na próxima quarta-feira não tiverem mandado um tapa-buraco para o meu bairro vou contratar um carro de som para sair às ruas e dizer que estou trabalhando, mas que não depende só de mim”, impôs Totó. Além disso, o vereador do PRTB apresentou dois requerimentos solicitando informações acerca dos contratos que a Sanecap firmou com empresas terceirizadas, através de licitação ou não, para a prestação de serviços de qualquer natureza, bem como o que trata da locação de veículos.

Também para reclamar da problemática da àgua, o vereador Sérgio Cintra (PDT) foi à tribuna e avaliou ser humanamente impossível a prefeitura dar conta de inaugurar a Eta Tijucal até dezembro deste ano, prazo estipulado pela própria gestão Wilson Santos para a conclusão do projeto. Destacou que o Exército, que ficou responsável pela execução da obra, não faz nada sem antes realizar licitação. Em seguida, o líder do prefeito na Câmara, vereador Paulo Borges (PSDB) disse que a prefeitura tem a responsabilidade de universalizar a água em Cuiabá, mas devido aos entraves jurídicos esse "sonho" está sendo dificultado. "Não depende somente de nós. Está na Justiça. Não se pode colocar uma decisão político-partidária acima de uma obra que vai beneficiar muitas pessoas", justificou.

Pollyana Araújo