22/12/2021
Vereador Dr. Luiz Fernando faz balanço do primeiro ano de mandato
Secom CMC
Com mais de 900 proposições, R$ 1 milhão de emendas parlamentares destinadas para a Saúde e Assistência Social, o vereador teve 15 leis aprovadas e sancionadas

Em seu primeiro ano de mandato, o vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) apresentou mais de 900 proposições que contemplam postos de saúde, Upas, policlínicas, hospitais, transporte público, ruas, praças, infraestrutura e outras. Destinou R$ 1 milhão de emendas parlamentares para atendimentos de Saúde e Assistência Social. E só para a área de saúde, sua principal bandeira de trabalho - foram apresentados 53 projetos de lei.

Teve 15 leis aprovadas e sancionadas, entre elas, a Lei nº 6.692 que ordena a obrigatoriedade de filmar, gravar e transmitir ao vivo, via internet, as sessões públicas das licitações presenciais, facilitando assim, o acesso ao sistema eletrônico ativo em cada licitação eletrônica e a Lei nº 6.669 que dispõe sobre a obrigatoriedade de realização do exame ecocardiograma fetal de rotina para todas as gestantes, ainda que de baixo risco, na Rede Pública de Saúde do Município de Cuiabá.

Participativo nas sessões plenárias da Casa e nos atendimentos à população que o procura em seu gabinete parlamentar, Luiz Fernando destaca que foi um ano de bastante trabalho e amplas experiências.

Com o objetivo de dinamizar e ampliar a capacidade de atendimento e acompanhamento médico do Sistema Único de Saúde (SUS), o vereador apresentou o Projeto de Lei nº 020/2021 que define a prática da telemedicina em Cuiabá. A proposta visa dinamizar e ampliar a capacidade de atendimento e acompanhamento médico do Sistema Único de Saúde (SUS), diminuindo as filas e, consequentemente, aliviando o sistema.

“Nós precisamos que o Ministério da Saúde disponibilize recursos e ferramentas para que essa realidade que já acontece no SUS de outras capitais do Brasil, também possa se repetir em Cuiabá. Devemos avançar nesse sentido e manter qualidade nos atendimentos pelo SUS”, defende.

A traumatologia humanizada - foi outra indicação de destaque, apresentada pelo vereador. Como Médico Ortopedista, ele afirma que a iniciativa irá reduzir o tempo de espera de pacientes com fraturas. Segundo ele, a especialidade já vai ser implantada na nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Jardim Leblon.

“Quero destacar a importância da traumatologia humanizada, que será implantada na UPA do Jardim Leblon, para atender todos os dias da semana, em período integral. Isso vai reduzir consideravelmente a demanda para os demais hospitais do segmento. Serão atendidos não apenas pacientes da Capital, mas também de municípios da região metropolitana de Cuiabá e do estado”, explica.

Viagem à Brasília para angariar recursos para a saúde da população de Cuiabá

No último mês de novembro, Luiz Fernando que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara, foi à Brasília, em comitiva com o então prefeito interino, José Roberto Stopa e a secretária de Saúde, Suelen Danielen Alliend, para cumprimento de uma agenda com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Como único representante da Casa de Leis na comitiva - na oportunidade – ele reivindicou o aumento da verba que é repassada pelo Governo Federal à Prefeitura para realização de procedimentos de média e alta complexidade, já que a população cuiabana cresceu muito nos últimos anos e essa dimensão também se representa na Saúde, pois além dos cuiabanos, a cidade recebe pacientes do Estado todo. Atualmente o valor bruto da verba está em R$ 28 milhões e o saldo é insuficiente para o tamanho populacional.

“Os hospitais regionais passam por inúmeras dificuldades. E, com isso, a maioria dos procedimentos é encaminhada para o SUS de Cuiabá, já que independentemente de onde o cidadão mora ele tem o direito de ser assistido em qualquer unidade de saúde do SUS. Então, para se ter uma ideia, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), que é o maior  de Cuiabá, com 300 leitos, vive lotado porque está acima da sua capacidade de resolução. Por isso, nada mais justo que cobrar do ministro o olhar humano diferenciado para nossa cidade que recebe aquém do que merece”, pontuou.

Márcia Martins/Gabinete Vereador Dr Luiz Fernando