28/12/2021
Vereadora destina emendas para saúde, projetos sociais, defesa da mulher e esporte
Secom CMC
Metade das emendas contempla a área da saúde

A vereadora Michelly Alencar destinou suas emendas impositivas para as áreas da saúde, projetos sociais, combate à violência contra a mulher e incentivo ao esporte. Cada vereador pode indicar até R$ 1 milhão em emendas individuais na Lei Orçamentária Anual (LOA).

No total, a parlamentar indicou 13 emendas, sendo que 50% do valor total foi destinado para a área da saúde. Foram destinados R$ 150 mil para a Rede Feminina de Combate ao Câncer, instituição ligada ao Hospital de Câncer de Mato Grosso, R$ 110 mil para o Hospital Santa Casa, R$ 80 mil para a implantação da ala de fisioterapia da Policlínica Pascoal Ramos, R$ 80 mil para apoio na aquisição de mamógrafo para o Centro de Especialidades Médicas e mais R$ 80 mil para o fomento às cirurgias de lábio leporino e fenda labial.

A Associação Sê Tu Uma Bênção, que acolhe idosos, pessoas em tratamento de câncer, HIV e dependentes químicos, foi contemplada com uma emenda de R$ 60 mil. Neste ano, por meio de indicação da vereadora Michelly, a Associação recebeu a Declaração de Utilidade Pública. Com este documento eles têm mais possibilidades de captar recursos para manterem suas atividades filantrópicas.

Com 81 anos de história de filantropia acolhendo idosos, o Abrigo Bom Jesus foi contemplado com R$ 50 mil pela vereadora para apoio às suas atividades. O local cuida hoje de cerca de 100 pessoas.

A vereadora também destinou R$ 50 mil para manutenção das atividades da APAE Cuiabá e R$ 50 mil para apoio na estruturação da nova sede da Patrulha Maria da Penha Cuiabá, projeto desenvolvido pela Polícia Militar de Mato Grosso.

O setor do esporte também ganhou atenção da parlamentar. Foram destinadas emendas para projetos sociais que atendem jovens e crianças da capital. O Projeto Jiu-jitsu e academia de Futebol, projetos sociais do Batalhão de Ronda Ostensiva Tático Metropolitana (Rotam (PM-MT), irão receber R$ 150 mil para a construção de uma academia para os alunos.

Também serão contemplados a Academia de Futebol do Profeta (R$ 50 mil), Instituto Vicente Lenilson (R$ 40 mil), Academia de Futebol Missão Solidária (R$ 40 mil) e mais R$ 40 mil para apoio à revitalização da praça do Parque Atalaia.

“Contemplamos projetos e ações importantes, que impactam a vida de muitos cidadãos de Cuiabá. Destinamos para ações que serão executadas via secretarias municipais ou via instituições sérias que já têm histórico sólido na filantropia. Esperamos que as emendas sejam liberadas e possam de fato beneficiar as pessoas”, disse a vereadora.

Emendas modificativas à LOA

A vereadora Michelly Alencar também fez emendas modificativas na Lei Orçamentária Anual com o objetivo de aperfeiçoar a execução das ações da Prefeitura.

Na área da saúde, foram destinados R$ 300 mil para apoio aos protocolos de acesso aos métodos anticoncepcionais de longa duração, tal como o DIU. Mais R$ 100 mil para a implementação do banco de leite no Hospital Júlio Muller e R$ 80 mil para apoio a implementação de espaços para amamentação em órgãos públicos.

Para a secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer, a vereadora sugeriu orçamento específico para a ampliação da cobertura de quadras esportivas (R$ 200 mil), mentoria esportivas em parques abertos (R$ 60 mil) e implementação dos Pontos do Esporte (R$ 300 mil).

No entanto, essas emendas foram rejeitadas pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). A única aprovada foi a emenda à Secretaria de Mobilidade Urbana que estabelece orçamento de R$ 2 milhões para a implementação do projeto Passe Livre para atletas e paratletas no transporte público municipal para que eles possam ir aos treinos.

Ana Rosa Fagundes/Gabinete Vereadora Michelly Alencar

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues