02/02/2022
Vereador leva filhos para vacinar contra Covid: “Vacina é um ato de amor, precisamos proteger nossos filhos”
Gabinete do vereador

Na última semana, o Vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) levou os filhos Henrique e Guilherme, 7 e 5 anos, respectivamente, para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19, no polo de vacinação da Unic Beira Rio, em Cuiabá.

Com objetivo de tirar dúvidas sobre a vacinação em crianças de 5 a 11 anos , o parlamentar, que também é médico ortopedista e presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal – realizou uma live no último mês de janeiro, juntamente com o pediatra Dr. Maurício de Oliveira, para tratar do assunto. Com 20 anos de medicina, Dr. Luiz Fernando pediu aos pais que vacinem as crianças e "Vacina é um ato de amor, precisamos proteger nossos filhos”, conscientizou.

Como embasamento para aprovação e incentivo da vacinação, o Dr. Luiz Fernando destaca estudos realizados pela Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Imunizações e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Já em relação à dúvida de alguns pais, quanto ao risco de miocardite, que é uma inflamação nas células do músculo do coração (miocárdio), o médico afirma que é muito raro. “Existe certo receio no que diz respeito ao desenvolvimento da miocardite após a vacina, mas quero deixar claro que isso é raríssimo, não tenham medo, vacinem as crianças”, orienta.

Vacinação em crianças de 8 a 11 anos

A aplicação da Coronavac em crianças de 8 a 11 anos começou na segunda-feira (31), em Cuiabá. O imunizante foi liberado recentemente pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde para ser utilizado em crianças a partir de 6 anos. Até então, os menores eram vacinados apenas com a Pfizer infantil.

De acordo com a prefeitura, ainda não foi aberta a vacinação para todo o público infantil para evitar aglomerações nos locais de vacinação. Nas próximas semanas, o novo grupo a ser imunizado será o de crianças de 6 e 7 anos.

Confira os locais de vacinação de crianças

• Unic Beira Rio – 8h às 16h30 (segunda a sábado)

• UBS Quilombo – 8h às 11h / 13h às 16h30 (segunda a sexta)

• UBS Jd Vitória – 8h às 11h / 13h às 16h30 (segunda a sexta)