04/02/2022
Vereador Juca do Guaraná Filho destina recurso ao Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial
Gabinete do vereador
Recurso oriundo de emenda impositiva foi recebido com alegria pela entidade.

Mais uma entidade será beneficiada com a destinação de recurso, oriundo de emenda impositiva, feita pelo presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná (MDB). O valor destinado é de 50 mil e será revertido na capacitação de servidores.

O Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial de Cuiabá (CMPIR) é ligado a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência (SADHPD) e tem como objetivo trabalhar as políticas públicas afirmativas, principalmente no resgate da autoestima do povo negro cuiabano e no combate ao preconceito e discriminação racial.

O presidente do conselho, Edvande França, explicou como os trabalhos são realizados junto à comunidade. “Até 2019, antes da pandemia, nós viemos trabalhando em uma linha de cursos de formação política, com seminários sobre educação, sobre a Lei Nº 10.739 no currículo escolar, que conta a história dos afrodescendentes e trabalhamos dois seminários sobre a saúde da população negra, além de várias reuniões e rodas de conversas sobre as religiões de matrizes africanas”, explica Edvande.

Atualmente, a CMPIR vem trabalhando com públicos diversos, junto aos quilombos de Cuiabá e de outras regiões, com foco nos terreiros. Foi elaborado também o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, válido por 10 anos, aprovado pelo prefeito, Emanuel Pinheiro, e pela Câmara Municipal de Cuiabá, que já está em funcionamento nas secretarias.

O conselho prepara também a 5ª Conferência Municipal de Promoção de Igualdade Racial, que está programada para o dia 24 de fevereiro de 2022, e tem como um dos oradores confirmados, o vereador Juca do Guaraná.

Gabinete do presidente da Câmara, vereador Juca do Guaraná Filho