09/02/2022
Vereador apoia campanha - "Doe sangue e salve vidas: doar sangue é um ato de amor
Gabinete do vereador

O vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Cuiabá, Dr. Luiz Fernando (Republicanos) está dando total apoio à campanha de doação de sangue - "Doe sangue e salve vidas: doar sangue é um ato de amor" - que a Casa está realizando em parceria com o MT Hemocentro.

O objetivo é alertar os servidores e a população sobre a importância do ato. Nesta quarta-feira (09) o parlamentar que é cirurgião ortopedista, esteve na unidade de saúde para doar e reforçar seu amparo à causa.

“Como médico, sei muito bem que um hospital não funciona se não tiver sangue. Somos cerca de 600 pessoas na Câmara e vamos fazer o possível para uma participação maciça. É fundamental que cada um se conscientize da necessidade de estar doando, principalmente, neste momento de pandemia, onde o Estado de Mato Grosso, mais uma vez, se encontra com aproximadamente 90% dos leitos de UTI ocupados”, conscientizou.

Ao sanar dúvidas sobre os prazos para doação após vacinações e diagnóstico de Covid ou suspeita da doença, a gerente do setor de doação do Hemocentro, Psicóloga Camila Elias Gonçalves, agradeceu a contribuição do Legislativo e do vereador na campanha.

De acordo com a profissional, aqueles que se vacinaram com a Coronavac, podem doar após 48 horas. Já quem recebeu os imunizantes Janssen, Pfizer, AstraZeneca e Influenza, a doação pode ser após sete dias. Quem apresentou infecção pela Covid, pode doar após 10 dias, se estiver totalmente recuperado. Agora, quem teve contato com positivado, pode doar depois de sete dias do último contato.

“Extremamente importante esse apoio da Câmara e do vereador Luiz Fernando, principalmente neste momento tão delicado da pandemia, onde muitos dos nossos doadores se encontram gripados, com Covid e com medo de sair de casa”, declarou Camila ao informar que cada pessoa que doa, salva quatro vidas.

O assessor do vereador, Odinei de Lara, também doou. Ele disse que o ato além de salvar muitas vidas, também traz benefícios para a saúde do doador. “O sangue é um bem extremamente precioso. Ao doar a gente pode amenizar a escassez dos bancos de sangue. Eu sou doador assíduo e recomendo”, comentou o servidor.

A coordenadora do Núcleo de Assistência Social da Câmara, Patrícia Mello, informou que o movimento de apoio surgiu devido ao baixo índice no estoque de sangue em decorrência da pandemia da Covid-19.

"O Hemocentro procurou a Casa para que nós, servidores, nos sensibilizássemos para fazer a doação de sangue que é muito importante. Nós temos que ter a sensibilidade de nos preocuparmos com o próximo. Como estamos vivendo um período de pandemia com a superlotação dos hospitais, o estoque de sangue do Hemocentro está bem crítico", explicou.

Durante o mês de fevereiro, o MT Hemocentro irá disponibilizar uma van para transportar os interessados em fazer a doação. O agendamento dos servidores deverá ser feito pelo ambulatório da Casa, através do número, (65) 99226-6598. Demais dúvidas MT Hemocentro (65) 3623-0044.

7 benefícios de ser doador de sangue:

Folga para trabalhadores CLT meia entrada em eventos culturais isenção de taxa em concursos públicos atendimento prioritário pelo SUS possibilidade de melhorar a saúde cardíaca probabilidade de reduzir riscos de alguns tipos de câncer pode auxiliar no diagnóstico de algumas doenças ou infecções.

Márcia Martins/Gabinete Vereador Dr. Luiz Fernando

19/04 - Fellipe Corrêa quer reconhecimento facial para inibir crimes contra motoristas de app