11/02/2022
Agentes de saúde pedem apoio da Câmara durante Tribuna Livre
Secom Câmara
Presidente Estadual dos Agentes, Dinorá, na Tribuna Livre
O convite para participação dos agentes foi feito pelo vereador Dilemário Alencar.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Cuiabá estiveram mais uma vez na Câmara Municipal reforçando o apoio para receberem o auxílio de incentivo financeiro. A categoria usou a Tribuna Livre da última Sessão Ordinária, realizada quinta-feira (10).

Em dezembro de 2021 o Legislativo aprovou o Projeto de Lei que autoriza o Executivo a realizar o pagamento de um título de incentivo financeiro aos agentes.

No processo diz que o auxílio seria pago no final de todo trimestre de cada ano, funcionando como uma espécie de décimo terceiro salário. A presidente Estadual dos Agentes, Dinorá Magalhães, explica a necessidade desse auxílio para incentivo e sustento da classe.

"Há a necessidade disso acontecer. A gente veio para expor a situação, a condição da categoria e o que ela passa para prestar o serviço à comunidade. Esse adicional fará a diferença na vida desse  profissional, muitos agentes comunitários de saúde são pai e mãe dos seus filhos", disse a presidente.

O vereador, Dilemário Alencar (Podemos), que fez o convite para os trabalhadores estarem presentes na Tribuna Livre explicou sobre a destinação desse dinheiro aos agentes.

"O dinheiro que vem para esse prêmio que é uma espécie de décimo quarto salário vem do ministério da saúde carimbado para os agentes de endemias e comunidades de saúde. Então, a Dinorá de forma muito sábia usou a tribuna da Câmara, colocou a angústia dos agentes, eles estão precisando, eles ganham um salário muito baixo e esse décimo quarto viria para valorizar essa categoria", esclarece Dilemário.

Secom Câmara

26/04 - Alunos da EMEB Escola Esmeralda Campos visitam Câmara no projeto Cuiabaninhos
26/04 - Pontos de apoio para entregadores de aplicativos serão aprimorados com emenda federal de R$ 300 mil
26/04 - Câmara aprova requerimentos e projetos na sessão desta quinta-feira (25)