17/02/2022
Câmara de Cuiabá é pioneira na criação do primeiro espaço público de amamentação em MT
Secom Câmara
A estimativa é que a sala comece a funcionar no prazo de 15 dias.

A Câmara Municipal de Cuiabá é pioneira na criação de um espaço público exclusivo para amamentação e fraldários, em Mato Grosso. A construção do espaço na Casa de Leis partiu do presidente do Legislativo Municipal Juca do Guaraná Filho (MDB), que atendeu a um pedido da Sala da Mulher.

A sala que deverá ser inaugurada em 15 dias, contará com iluminação de LED, ar-condicionado, sofás e poltronas, refrigeradores e todo suporte necessário para as mães que estiverem amamentando. O espaço será público e aberto às servidoras e pessoas que frequentam a Casa de Leis. Os fraldários serão instalados em todos os banheiros, tanto femininos como masculinos.

Os vereadores de Cuiabá receberam na sessão ordinária desta quinta-feira (17,02), a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (Sisma-MT) Carmen Silvia Campos Machado e a 2ª secretária do sindicato Solanyara Maria da Silva, que usaram a Tribuna Livre para falar da importância da criação do espaço de amamentação e fraldários no Legislativo Municipal.

Para a presidente do Sisma-MT, Carmen Machado, a iniciativa que partiu do presidente demonstra o compromisso dele com as mulheres.

“Juca do Guaraná Filho tem demonstrado que é extremamente sensível às causas que favorecem as mulheres. De fato, ele tem trabalhado pela população que mais precisa. Nós mulheres e mães ficamos felizes em saber da criação desse espaço. Juca encantou essa casa com a iniciativa e vai ser protagonista para todo o estado de Mato Grosso”, parabenizou a presidente do Sisma-MT, Carmen Machado.

A segunda secretária do sindicato, Solanyara Maria explicou a importância do incentivo da amamentação da criança e destacou que a Câmara irá servir de exemplo para outros municípios.

“Os órgãos públicos de Mato Grosso têm que usar a Câmara de Cuiabá como exemplo. Os índices de aleitamento materno são baixos em Cuiabá. Precisamos incentivar as mães a amamentarem seus filhos. Precisamos chamar a atenção da importância do aleitamento até dois anos” destacou a secretária.

O presidente disse que a iniciativa partiu da Sala da Mulher, após um pedido de uma servidora. “A Sala da Mulher tem ouvido as mulheres de dentro e de fora da Casa. Quando recebi a proposta da criação do espaço não pensei duas vezes em atendê-las. Os espaços já estão sendo preparados e em breve as mulheres terão tranquilidade e um local privativo, para amamentar seus filhos. Essa Casa sai na frente, valorizando as nossas servidoras e também as mulheres que nos visitam aqui na Câmara”, destacou Juca.

Mais de 60% dos servidores da Câmara Municipal de Cuiabá são do sexo feminino e todos os dias muitas mulheres, famílias com crianças e gestantes circulam pela Casa de Leis.

Secom Câmara