Início
NOTÍCIAS
08/03/2022
Vereadora destaca ações para mulheres na Câmara
Secom Câmara
Michelly Alencar (DEM) utilizou parte de suas emendas parlamentares para apoiar causas voltadas às mulheres.

A vereadora Michelly Alencar (União Brasil) usou a tribuna da Câmara de Cuiabá nesta terça-feira (08.03), dia Internacional da Mulher, para falar sobre as ações e projetos desenvolvidos por ela no legislativo cuiabano e a importância da representatividade feminina no parlamento.

“Nossa sociedade ainda tem um machismo cultural muito presente, mas com a nossa força e coragem, estamos conseguindo mudar esse cenário. Aqui na Câmara tenho trabalho para contribuir nesta luta. Estou há pouco mais de um ano como vereadora em Cuiabá e me sinto honrada em representar e levantar pautas em defesa das mulheres”, disse a vereadora.

Michelly Alencar citou os projetos de lei voltados para a saúde da mulher, como o que cria a política municipal e garante tratamento contra endometriose e o que obriga a Prefeitura a garantir diagnóstico e tratamento para a trombofilia.

Depois de uma ação de fiscalização e cobrança da vereadora, a Prefeitura voltou a realizar exames preventivos da mulher (papanicolau) que estavam suspensos na rede pública municipal de saúde há quase dois anos. O Executivo usava como justificativa para a interrupção desse serviço a pandemia de Covid-19.

Para contribuir com as políticas públicas de combate à violência contra a mulher, a parlamentar apresentou proposta que obriga estabelecimentos a denunciar casos de violência contra a mulher. Outra proposta voltada para as mulheres e mães é o que estabelece a obrigatoriedade de todos os órgãos públicos de Cuiabá disponibilizarem salas de apoio à amamentação para as servidoras e público externo.

A parlamentar também utilizou parte de suas emendas parlamentares para apoiar causas voltadas às mulheres. Foram destinadas emendas para a compra de um mamógrafo para o Centro de Especialidade de Cuiabá, para a Rede Feminina de Combate ao Câncer e para a Patrulha Maria Penha da Polícia Militar em Cuiabá.

Moção de repúdio

A Câmara de Cuiabá aprovou na sessão desta terça-feira moção de repúdio de autoria da vereadora Michelly Alencar contra o deputado estadual de São Paulo Arthur do Val pelos comentários machistas e sexistas contra as mulheres ucranianas. A moção foi aprovada e será encaminhada à Assembleia Legislativa de São Paulo.

Depois de visita ao país que está em guerra, foram divulgadas na imprensa áudio do parlamentar enviado em grupo de Wattsapp afirmando que as “mulheres ucranianas são fáceis porque são pobres”.

“Infelizmente esse é um retrato da nossa sociedade machista que trata a mulher como objeto. No caso em questão, é mais grave porque o deputado ignora os horrores e as privações de dignidade que uma guerra traz para sua população. Não pode existir espaço para situações como esta em nossa sociedade, muito menos na política, que tem o dever de representar a população”, disse a vereadora.  

Ana Rosa Fagundes - Assessoria vereadora Michelly Alencar



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
09/08 - Artistas recebem Títulos de Acadêmicos Efetivos da ACILBRAS durante 3º Sarau Cuiabano
09/08 - Vereadora, movimentos e pacientes pressionam contra fechamento de unidade do SAE do bairro CPA I
09/08 - Câmara aprova projetos e pareceres na sessão desta terça
08/08 - Câmara realiza segunda edição da campanha Boa Ação é Doação
08/08 - Escola do Legislativo da Câmara de Cuiabá faz balanço das ações realizadas no 1º semestre de 2022
05/08 - Campanha Boa Ação é Doação arrecada leite materno capaz de alimentar centenas de bebês
04/08 - CCJR analisa sete processos durante reunião realizada nesta quinta-feira
04/08 - Programa Corrente do Bem realizado pela PM foi tema da tribuna desta quinta
04/08 - Câmara aprova requerimentos, Projetos de Lei e pareceres na sessão desta quinta
03/08 - Nota de pesar | Gládius César
02/08 - Nota de pesar | Adriana Catelli
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.