14/03/2022
Lei proposta por vereadora garante sessão de cinema para autistas em Cuiabá
Secom Câmara

A lei municipal de autoria da vereadora Michelly Alencar (União Brasil) que obriga os cinemas de Cuiabá a realizarem uma sessão mensal para autistas já é realidade. Crianças autistas e seus familiares tiveram uma tarde de lazer neste sábado (12.03) no Cine Araújo, shopping Pantanal, com um ambiente adaptado para recebê-los.

Conforme a Lei 6.702/2021, uma vez por mês os cinemas terão que oferecer uma sessão especial para este público. A luz deve permanecer acesa o tempo todo, não haverá exibição de trailer, o volume do som é reduzido, a temperatura mínima dentro da sala é de 22 graus e deve haver sinalização na porta com o símbolo do autismo.

Michelly Alencar destacou a importância de colocar em prática políticas públicas de inclusão e reforçou que o lazer é um direito constitucional.

“Hoje é um dia muito especial porque estamos vendo o cumprimento da nossa lei. Estamos na luta com várias famílias por uma educação inclusiva de qualidade. Mas o lazer também é um direito. Não tenho palavras para descrever a alegria de encontrar tantas famílias felizes com essa ação e ver a emoção de crianças que estão vindo ao cinema pela primeira vez. Não tem preço, meu coração é só gratidão”, disse a vereadora.

Foi a primeira vez que Lorenzo Miguel, de seis anos, foi ao cinema. Sua mãe, Kamila Ribeiro, contou que tentou levá-lo anteriormente para ver um filme, mas a experiência não foi bem-sucedida por causa da luz e do som alto.

“Eu saio daqui hoje muito feliz, pois tivemos um ambiente pensado nos autistas e conseguimos ver o filme até o fim. Da outra vez tivemos que ir embora. É tão difícil sair de casa para momentos como esse e ter inclusão de verdade, então foi muito importante esse dia pra gente”, afirmou.

Patrícia Santos, mãe do pequeno Júlio de três anos, também elogiou a iniciativa. Ela afirmou que tinha vontade de levá-lo ao cinema, mas tinha medo por causa dos desafios do autismo. “É a primeira vez que ele vem e gostou muito. Esperamos que essa ação continue e mais crianças com autismo tenham essa oportunidade”, disse.

Inclusão

O projeto da vereadora foi aprovado pela Câmara em junho do ano passado, mas a Prefeitura de Cuiabá vetou a proposta. No entanto, os vereadores derrubaram o veto no mês de agosto. A lei foi considerada Constitucional pela Câmara pois garante direito de inclusão e não impõe custos extras aos cinemas, pois as adaptações são referentes a luz, som, temperatura e identificação da sala. Além disso, eles podem escolher o horário e dia a ser realizada a sessão. Depois da promulgação da lei, os cinemas tiveram prazo de 180 dias para a implementação.

Michelly Alencar elogiou a iniciativa do Cine Araújo em colocar em prática a lei, mostrando responsabilidade social e sensibilidade com a causa. “Estamos na expectativa agora para que os outros cinemas da cidade comecem a executar a lei”, afirmou.

Ana Rosa Fagundes/Ascom Vereadora Michelly Alencar

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)