Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
18/03/2022
Lideranças negras agradecem reconhecimento de vereadora
Secom Câmara
De volta às atividades da Câmara Municipal de Cuiabá, a vereadora Edna Sampaio (PT) deu prosseguimento nesta quarta (16), quinta (17) e sexta-feira (18) à entrega das moções de aplauso a lideranças negras da capital, que foram designadas por ocasião da Semana da Consciência Negra. 

Foram homenageadas pela vereadora 45 personalidades, indicadas por coletivos e organizações não governamentais da capital, em reconhecimento ao seu trabalho em defesa dos direitos da população negra.

A vereadora afirmou que pretende repetir este ano a programação da Semana da Consciência Negra, assunto que tem discutido com o presidente da Câmara, o vereador  Juca do Guarana  Filho.

“Temos por compromisso em  nosso mandato dar visibilidade às pessoas negras e às que lutam por uma sociedade  sem racismo. Por isso, fizemos um edital, durante a  Semana da Consciência Negra, para que as entidades indicassem pessoas  que têm relevância nessa nossa luta. A quantidade de nomes indicados foi muito grande e estou muito feliz  em poder fazer estas homenagens”, disse.

No último domingo (13), ela esteve entregando moções aos indicados pelas comunidades do Quilombo de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento, e, durante esta semana, recebeu outras lideranças na Câmara Municipal para realizar a entrega.
Entre elas, os indicados pelo  Núcleo de Estudos Afro-brasileiro, Indígena e de Fronteira Maria Dimpina Lobo Duarte (NUMDI), do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), como é o caso da professora e pesquisadora  Ângela Maria da Silva.
 
“Esses reconhecimentos não são individuais. Eu sou  porque muitas outras foram e são. E esta minha jornada, desde a militância, muito jovem, até me reencontrar na religião de matriz africana, foi uma construção identitária muito importante para mim e  é outro eixo de luta que nos toma em um processo de reencontro com nossa essência africana, seja em que matiz de cor estivermos. Ancestralidade é isso: é quando vêm nos dizer e lembrar de onde viemos  e para quê”, afirmou Ângela Maria.

“Para mim,  é um marco histórico porque vem  como reconhecimento de um núcleo de pesquisa para outro. Segundo por estar junto com a professora  Ângela, colega de núcleo, e vindo de uma vereadora negra, que deu visibilidade à pauta antirracista.  Precisamos tomar cuidado com  o discurso da excepcionalidade porque nosso povo negro tomou conta dos processos políticos tradicionais  há muito tempo”, opinou a professora e pesquisadora Zizele Ferreira, outra homenageada. 

Ela salientou que defender a pauta antirracista não é ter pauta única, já que o racismo permeia todas as relações de poder. “O racismo fundamenta a não aceitação de todas as diferenças, então esta é a pauta, porque o racismo é o cerne das desigualdades sociais”.

“Estou muito honrado em estar aqui, pois estamos em 19 campi, 18 cidades e sabemos o quanto a educação no Brasil é racista. Como  Kabengele Munanga diz, não   se nasce racista,  torna-se racista a partir dos processos formativos, na escola e na família e o IFMT, enquanto política pública, deve encarar a sociedade racista e fazer  uma educação plural, diversa, onde homens e mulheres negras possam se sentir em paz e que  não tenhamos currículos de morte”, disse o pesquisador  Lucas Santos Café, integrante do Numdi, um dos homenageados.

A vereadora também recebeu lideranças quilombolas, como a professora  Laura Ferreira da Silva, líder da comunidade da Mutuca e integrante da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ). 

“Esse belíssimo projeto reafirma a legitimação de direitos e a visibilidade da mulher negra e da população quilombola dentro dos espaços de luta para manter a existência de nossos povos. E valoriza todo o nosso  processo ancestral, tendo em vista que estamos vivenciando vários retrocessos nas políticas sociais. A moção significa muito para mim e para as 134 comunidades quilombolas que nós representamos”,  afirmou.

Para o músico  Carlos Augusto da Silva Duarte, o Guto, o reconhecimento é uma conquista. “Isso é mais do que um papel, é muito representativo. É uma forma de valorizar minha arte, o que eu venho fazendo, indica que estou no caminho certo, que tem pessoas que gostam do meu trabalho. A Edna é espetacular e eu fico realmente encantado por ela estar visibilizando as pessoas  pretas”, comentou.

Outra homenageada, a professora Maria do Espírito Santo Carneiro Kaefer, que também é covereadora do Mandato Coletivo pela Vida e por Direitos, citou o reconhecimento da vereadora à luta das mulheres negras.

 “Essa moção vem fortalecer mais nosso coletivo, nossa união e também dar visibilidade a mim enquanto mulher negra. Sabemos que temos uma luta muito grande pela frente e ela é  infinita.  Começamos há  muito tempo, acho que já nasci lutando pela vida, por uma posição na comunidade.  Esse modo de fazer política da Edna é muito interessante e importante, quero só agradecer”, disse.

Outra indicada, a integrante do Fórum Mato-grossense de Mulheres Negras e professora Euza Maria de Araújo, relatou sua satisfação pelo reconhecimento ao trabalho social que realiza desde os anos 1990. 

“Desde o início da minha carreira, em sala de aula, sempre me preocupei muito com o social, com as políticas públicas que não chegam a quem precisa. É muito importante ser lembrada por um trabalho que realizamos há muitos anos, voluntariamente”, comentou.

VEJA LISTA DOS HOMENAGEADOS PELA VEREADORA EDNA SAMPAIO

1. ADALGIZA LIMA DA SILVA (FALECIDA) - Coletivo Negro UFMT
2. ADRIANA DE OLIVEIRA RANGEL - Psicanálise na Rua
3. ALAN TEIXEIRA DE LIMA - Fórum de População de Rua
4. ALEXANDRA DE MOURA NOGUEIRA - BPW - VG
5. ANA EMÍLIA IPONEMO BRASIL SOTERO
6. ANDRÉ POZETTI -
7. BÀBÀLORISÁ EDSON MAURO VIEIRA DA VEIGA
8. BÀBÀLORISÁ GEORG BARANJAK
9. BÀBÀLORISÁ RODRIGO COSTA DE AMORIM
10. BENTO EPIFANIO
11. CÁSSIO DA SILVA MARTINS
12. DANIEL VICTOR
13. DENIZE APARECIDA RODRIGUES DE AMORIM
14. DOUGLAS CAMARGO DE ANUNCIAÇÃO
15. EDEVANDE PINTO DE FRANÇA - CPIR
16. ELISEU DE FARIAS (XUMXUM)
17. ELIZANGELA TENORIO
18. FERNANDA APARECIDA ANTUNES DE ARRUDA
19. GABRIEL GREGÓRIO DE CAMPOS 
20. GIOVANNA BEZERRA 
21. IRENE DE OLIVEIRA LIMA DE SOUZA 
22. ISABEL GARCIA DE FARIAS SILVA
23. ISABELLE CASTRO 
24. JACY PROENÇA 
25. JOÃO BOSCO DA SILVA 
26. JOZIANI CAMPOS 
27. LUPITA AMORIM 
28. MANOEL FRANCISCO DA SILVA JÚNIOR
29. MANUELA ARRUDA DOS SANTOS NUNES DA SILVA
30. MARCELA FERREIRA
31. MÁRCIO CAMILO DA CRUZ
32. MÁRCIO MAGALHÃES PINHEIRO
33. MATHEUS DE ARAÚJO
34. NARYANNE RAMOS
35. PASTOR SENA
36. PAULO HENRIQUE DA SILVA - BABALORISÁ PAULODE OXUMARÉ
37. PAULO YGOR SANTOS SILVA
38. PEDRO REIS
39. QUESIA VALMIS DE SOUZA 
40. RINALDO DE ALMEIDA - RENGAF
41. RODOLFO RODRIGUES NASCIMENTO 
42. RUBIA CRISTINA DE JESUS SILVA 
43. SELMA MARIA DE SOUZA CAMPOS
44. YÀLORISÁ JOYCE LILIAN LOMBARDI

Neusa Baptista/Gabinete Vereadora Edna Sampaio


Fotos Relacionadas

Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.