30/03/2022
Presidente da Câmara reforça luta contra discriminação, intolerância e desigualdade racial
Secom Câmara
O presidente da Câmara de Cuiabá Juca do Guaraná Filho (MDB), primeiro presidente negro eleito em Cuiabá, destacou durante o 2º encontro ‘Vidas Negras Importam’, o trabalho que vem desenvolvendo desde o início da gestão em favor da igualdade racial.

O evento que ocorreu nesta terça-feira (29), na Câmara Municipal de Cuiabá foi uma parceria do Legislativo Municipal com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria-Adjunta de Direitos Humanos e Conselhos de Direito. Mais de 300 pessoas participaram online na página da Casa de Leis.

O vice-prefeito de Cuiabá José Roberto Stopa, a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca, professores e representantes de religiões afro-brasileiras estiveram no encontro.

“Promover debates sobre questões raciais, valorização da identidade negra, respeito e outros assuntos são de suma importância para uma sociedade melhor. Ações como essa,  onde podemos debater o tema, devem ser constantes e não restritas a esse mês, em especial, que se celebra o dia internacional pela eliminação da discriminação racial, mas nos 365 dias do ano”, destacou Juca do Guaraná.

“Ao olhar para mim, um negro, vindo do bairro Pedregal, região periférica de Cuiabá, as pessoas encontram uma história de sucesso, uma referência. E é isso que eu quero ser, principalmente para os jovens negros da nossa Capital, um exemplo de que é possível sim, ocupar espaços de liderança, vencendo todo preconceito”, complementou.

A secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca lembra que a data foi escolhida em razão do 21 de março - Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

“Falar de igualdade racial deve ser uma luta de toda sociedade. Num país predominantemente negro ainda temos que discutir temas como esse, que tratam da discriminação racial, das formas de preconceito. Importante que se promovam debates sobre o tema. Sem falar que, quase todos os dias nos deparamos com casos de violência contra a população negra. Que essa data sirva de reflexão pois há uma guerra em jogo que envolve o mundo de uma forma geral sobre a importância da construção de políticas públicas efetivas de promoção da igualdade racial”, pontuou Christiany.

O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa destacou o trabalho da Casa de Leis em favor da população.
 “Essa casa tem feito o papel dela. Dar voz e vez ao povo cuiabano. Que essa data sirva de reflexão pois, há uma guerra em jogo que envolve o mundo de uma forma geral sobre a importância da construção de políticas públicas efetivas de promoção da igualdade racial”, destacou Stopa.

Gabinete do presidente da Câmara, vereador Juca do Guaraná Filho