Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
31/03/2022
Presidente da Câmara assegura compromisso com as pessoas com Transtorno Espectro Autista
Secom Câmara
O presidente Juca do Guaraná Filho (MDB) assegurou seu compromisso com as pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA) durante abertura da ‘Semana Municipal da Pessoa com Transtorno de Espectro’, nesta quinta-feira (31), na Câmara de Cuiabá. 

O encontro, que ocorre em alusão ao “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, celebrado em 2 de abril, é uma parceria do Legislativo Municipal com a Associação dos Amigos dos Autistas (AMA) e  Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Adjunta da Pessoa com Deficiência. 

“Tenho orgulho em apoiar ações da AMA que fazem a diferença na vida, principalmente, das crianças autistas e de seus familiares. Fico feliz de saber que a Casa do povo cuiabano abre as portas para eventos como esse, que mostra a importância de falarmos sobre o autismo. A Semana de Conscientização do Autismo é importante para mostrar para a sociedade que esse público pode sim ter o seu espaço, nas escolas, no trabalho e nos grupos de convívio social”, disse Juca. 

“Por isso que, nós, enquanto vereadores temos que ampliar a discussão para que o objetivo seja alcançado, que as pessoas com esse tipo de transtorno sejam incluídas na sociedade”, complementou o presidente da Casa de Leis. 

Kelly Viegas, presidente da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA), destacou o compromisso que o Juca do Guaraná sempre teve com os autista e o papel da Câmara de Cuiabá em favor das pessoas que mais precisam. 

“A Câmara de Cuiabá tem mostrado que de fato é do povo. Aqui a gente pode vir e cobrar nossos direitos. O Juca sempre apoia as causas da pessoa com deficiência. Inclusive com Leis que refletem diretamente em nossas vidas”, disse Kelly ao se referir a Lei 6.509/2020 de autoria do Juca do Guaraná que garante preferência em filas aos acompanhantes dos autistas. 

Na sexta-feira, 1º de abril, também com atividades na Câmara Municipal, onde foi escolhido o temas “A Pessoa com TEA e a inserção no mercado de trabalho” para debates entre os participantes. O evento está previsto para às 17 horas.

Já no dia 2 (sábado), o encerramento da Semana Municipal, o local escolhido foi o Parque das Águas. A partir das 17h, toda população e público visitante estão convidados para participar da Aula Inclusiva para conscientização e sensibilização do Autismo.

Lei de Nº 6.509/2020

Em uma luta sem tréguas, Juca conseguiu sancionar a Lei de Nº 6.509/2020, de sua autoria, estabelecendo este atendimento prioritário e, sobretudo, humanitário, aos autistas. Exigindo que os estabelecimentos públicos e privados passassem a estampar, em local visível, o símbolo para a conscientização do autismo. Informando que os portadores do Transtorno do Espectro Autista e seus acompanhantes têm direito a atendimento prioritário.

Desde então, Cuiabá ganhou uma placa com laço colorido feito de quebra-cabeças, fazendo referência aos autistas. O êxito foi tão grande que o projeto do vereador Juca do Guaraná acabou servindo de referência para várias outras cidades.

Secom Câmara



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.