07/04/2022
Vereador defende vacinação contra Covid para crianças num momento em que Cuiabá registra baixa procura pelo imunizante
Secom Câmara
A cidade que possui aproximadamente 60.659 habitantes nesta faixa etária de idade - vacinou somente 19.514 crianças com a 1ª dose. E 5.908 com a 2ª. Resumidamente, ainda falta imunizar aproximadamente 35.237 crianças

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, a procura para a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, está baixa em Cuiabá. A cidade que possui aproximadamente 60.659 habitantes nesta faixa etária de idade, vacinou somente 19.514 crianças com a 1ª dose. E 5.908 com a 2ª. Resumidamente, ainda falta imunizar aproximadamente 35.237 crianças. Defensor convicto da vacinação em todas as idades, o vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) já levou os filhos Henrique e Guilherme, 7 e 5 anos, respectivamente, para tomar a 2ª dose.

Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, médico há mais de 20 anos, Luiz Fernando pede aos pais ou responsáveis que levem as crianças para serem imunizadas. “Os meus filhos já receberam as duas doses.  Acredito na vacina e na ciência. Como médico e vereador por Cuiabá, peço que vocês vacinem suas crianças, para que a gente possa vencer de verdade, essa guerra contra a Covid19”, conscientizou o parlamentar ao argumentar que “infelizmente a adesão a vacinação está muito baixa, pois população tirou o ‘pé do acelerador’ porque diminuiu a quantidade de casos positivados, mas nós não podemos perder o foco”, complementou.

Como embasamento para aprovação e incentivo da vacinação, o Dr. Luiz destaca estudos realizados pela Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Imunizações e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), atualmente, o maior desafio é a vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade, que representam 9,5% da população brasileira. Nesse grupo, 60,7% ainda não tomaram a primeira dose da vacina. A nota técnica atribui às fake news a responsabilidade por causar insegurança em muitos pais sobre os riscos de vacinar seus filhos.

"Os divulgadores de notícias falsas elevaram o tom da especulação, causando insegurança em muitos pais sobre os riscos de vacinar seus filhos", ressalta a nota.

Para vacinar as crianças – os responsáveis devem fazer o cadastro no site Vacina Cuiabá: https://cadastro.vacinacuiaba.com.br/ -  e levá-las a qualquer local de vacinação infantil, sem precisar aguardar agendamento.

Confira os locais de vacinação de crianças em Cuiabá:

• Unic Beira Rio – 8h às 16h30 (segunda a sábado)

• UBS Quilombo – 8h às 11h / 13h às 16h30 (segunda a sexta)

• UBS Jd Vitória – 8h às 11h / 13h às 16h30 (segunda a sexta)

• UBS Parque Cuiabá - 8h às 11h / 13h às 16h30 (segunda a sexta)

• UBS Pedra 90 I e II - 8h às 11h / 13h às 16h30 (segunda a sexta)

• UBS Guia - 8h às 11h / 13h às 16h30 (segunda a sexta)

Márcia Martins / Assessoria de Imprensa do vereador Dr. Luiz Fernando