07/04/2022
PL que propõe Programa de Prevenção a Endometriose é aprovado em segunda votação
Secom Câmara
A matéria foi aprovada nesta quinta (7) durante sessão ordinária na Câmara de Cuiabá

Foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo de Cuiabá a criar um "Programa de Prevenção a Endometriose na Rede Municipal de Educação". A medida deve ser uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde. Agora a matéria segue para ser sancionada pelo prefeito.

O PL de autoria do vereador Dídimo Vovô (PSB) tem o intuito é levar a prevenção a rede municipal de ensino da Capital sobre a endometriose, que é uma doença inflamatória provocada no endométrio (tecido que reveste a parte interna do útero). Para sua conscientização serão promovidas palestras, fóruns, seminários, bem como outros tipos de formação que tenham o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce da endometriose.

Os recursos destinados para custear a promoção dessas informações nas unidades escolares deve ser por conta da verba orçamentária própria e se necessário suplementar.

Dídimo Vovô falou sobre a importância desse projeto de lei para qualidade de vida das mulheres que podem ter a endometriose desenvolvida no início da adolescência. "O que nós queremos é uma conscientização entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação para as adolescentes e as jovens e, assim, antecipar o problema da endometriose e dar mais qualidade de vida para essas mulheres", comentou.

Secom Câmara