Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
13/11/2009
Câmara aprova lei que ajusta legislação municipal aos princípios do ECA
Luiz Alves
A Câmara Municipal de Cuiabá derrubou veto do prefeito Wilson Santos ao projeto de lei de autoria do vereador Lúdio Cabral (PT) que trata da proibição do uso da palavra “menor”, em referência à crianças e adolescentes nas políticas, programas, projetos e ações desenvolvidas em Cuiabá no âmbito dos poderes legislativo e executivo. O projeto faz uma adequação no arcabouço legal do município à constituição federal e a lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, denominado Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA, que substituiu o “Código de menores” e resultou em mudanças importantes no ordenamento jurídico brasileiro, nas relações sociais e na política de atendimento aos direitos da criança e do adolescente.

A expressão “menor” foi habitualmente aplicada para identificar crianças e adolescentes economicamente desfavorecidas. Neste contexto, conforme avalia Lúdio, o termo revela um entendimento de inferioridade e discriminação social para com crianças e adolescentes, o que fere direitos fundamentais assegurados na constituição.

Promulgação

Vetado duas vezes pelo prefeito Wilson Santos, em 2007, quando petista apresentou a proposta pela primeira vez, e agora em 2009 quando foi reapresentado, o projeto deve ser promulgado como lei pela Câmara nos próximos 30 dias.

Pollyana Araújo



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.