16/11/2009
Vereadores julgam parecer de Comissão Processante
Luiz Alves
Os vereadores participam desde às 10h desta segunda (16) da sessão de julgamento do relatório final da Comissão Processante que apurou denúncias de irregularidades cometidas pela gestão do ex-presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Lutero Ponce, protocoladas junto à Mesa Diretora pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e por alguns eleitores cuiabanos. As três primeiras horas da sessão foram ocupadas pelo relator da Comissão, vereador Lúdio Cabral (PT), para a leitura do parecer, que foi favorável à perda do mandato parlamentar.

O relatório confirmou a existência de fraudes nos processos licitatórios, conforme haviam apontado o inquérito da Delegacia Fazendária e a auditoria realizada pela empresa Síntese. Apesar da comissão ter sido a favor da perda de mandato, a vereadora Lueci Ramos (PSDB), que ocupa o cargo de membro, apresentou um parecer a parte onde diz ser contrária à cassação. Justificou que houve falhas nas investigações dos delegados fazendários. Cada vereador tem direito ao espaço de 15 minutos para se manifestar a respeito do caso e argumentar o seu voto. Além de Lueci, até agora, já foram à tribuna os vereadores Lueci Ramos (PSDB), Clóvis Hugueney (PTB), Antônio Fernandes (PSDB), Francisco Vuolo (PR), Everton Pop (PP) e Toninho de Souza (PDT).

Depois que os 19 parlamentares anunciarem publicamente a sua opinião sobre o assunto, o advogado do ex-presidente terá duas horas para defendê-lo e, em seguida, o parecer será votado abertamente em plenário.

Pollyana Araújo