Início
NOTÍCIAS
17/05/2022
Tribuna Livre debate PL que visa criação de programa que fornece bicicletas de carga para catadores em Cuiabá
Secom Câmara
Em uma das Tribunas Livres da Sessão Ordinária desta terça-feira (17) da Câmara Municipal de Cuiabá foi debatido o Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do programa para fornecimento de bicicletas de carga aos catadores de materiais recicláveis na capital.

O PL de autoria do vereador Zidiel Coutinho (PV) que tramita no Legislativo visa trazer diversos benefícios à sociedade e ao meio ambiente, oferecendo melhores condições de trabalho aos catadores que realizaram a coleta de resíduos jogados de maneira indevida pela cidade. Bem como substituir o uso de animais de carga que são usados para fazer os transporte desses catadores.

A propositura também determina que as bicicletas de carga deverão ser dotadas de um sistema de carrinho de engate, com local apropriado para armazenamento de resíduos recicláveis e amassador de latinhas e garrafa PET. Elas devem possuir cores chamativas e faixas refletivas na parte traseira, lateral e frontal para aumentar a segurança dos trabalhadores. Ainda na parte traseira será destinada para uso com publicidade, frases e ações que promovam a educação ambiental da população.

"O projeto vem de encontro a doação de bicicletas  de cargas para os catadores de recicláveis do município de Cuiabá. É um projeto que já existe em Maceió-Alagoas. Ele funciona através de uma parceria pública privada. Eles entregam as bicicletas aos catadores por meio de cooperativas e a sociedade ainda pode utilizar a parte traseira para fazer marketing e trazer economia para a cidade. É um projeto que vem ao encontro com o decreto que é para tirar os animais dos centros urbanos", explicou Zidiel sobre o projeto que apresentou.

Professor e comunicador social, Edson da Silva Pires, participou da sessão e comentou sobre a importância da implantação das bicicletas para o desenvolvimento do trabalho dos catadores e avanço para a cidade na coleta de resíduos.

"Eu vim reforçar e pedir apoio dos vereadores desta Casa. É um projeto de baixo custo. Espero que o município de Cuiabá seja contemplado com esse projeto o mais rápido possível. Várias capitais do país estão implantado esse projeto até para substituir o uso dos animais, que são os cavalos", defende o professor.

O projeto em questão, iria complementar o PL apresentado pelo Poder Executivo que estabelece a proibição do uso de veículos de tração animal em vias públicas da cidade. Ambos, se forem aprovados, devem proibir o uso de animais em carroças e a substituição por bicicletas de cargas.

Secom Câmara



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
24/06 - Comissão de Fiscalização realiza audiência pública para prestação de contas do 1º quadrimestre de 2022
24/06 - Relatórios de execução orçamentária e de gestão fiscal são apresentados durante Audiência Pública
24/06 - Vereador propõe indicações de melhorias no asfalto, saneamento, iluminação pública e limpeza
23/06 - Comissão de Fiscalização realiza audiências públicas para apresentação de relatórios
23/06 - Dois depoentes participam de oitiva da CPI da Saúde
23/06 - Câmara analisa projetos e pareceres na sessão desta quinta
23/06 - Vereador pede desculpas à imprensa
23/06 - CCJR analisa 13 processos durante 16ª reunião ordinária
22/06 - Vereadora defende maior prazo para veículos que atuam com aplicativos
22/06 - Projeto Cuiabaninhos na Câmara realiza 4ª visita guiada nesta quinta
21/06 - CPI da Saúde realiza duas oitivas nesta terça-feira
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.