27/05/2022
Audiência Pública realizada nesta sexta debate o aborto criminoso
Secom Câmara
Foi realizada na manhã desta sexta-feira (27), no Plenário das Deliberações da Câmara Municipal de Cuiabá, uma Audiência Pública para debater sobre a valorização da vida. O debate foi presidido pelo vereador em exercício Robertinho Fernandes (PV) e contou com a presença de médicos, religiosos, funcionários da saúde, do vereador Demilson Nogueira (PP) e de representantes da sociedade.

Um dos objetivos da audiência foi promover uma reflexão a cerca de ações e medidas a serem adotadas contra o aborto criminoso no município. Durante o debate, os participantes puderam apresentar sugestões de intervenções na saúde pública e de políticas que amparem mães e famílias.

Entre os convidados, esteve presente o pastor Paulo Marcos de Barros, que compartilhou um pouco da sua história. O líder religioso  contou que seu nascimento foi fruto de um abuso contra sua mãe portadora de necessidades especiais. Ele defende o debate sobre a vida em todos os lugares, para que mais pessoas possam vencer qualquer resistência sobre o assunto.

"Falar sobre a vida é algo primordial. Eu posso dizer que sou privilegiado por estar aqui , diante de palestrantes fantásticos que falaram sobre esse assunto poderoso. Mas, o mais importante acima de tudo isso é estar vivo, é dar direito aos outros de realmente nascerem. O que nós estamos fazendo aqui hoje, neste plenário, ela poderia não só ficar aqui, mas colocar a toda sociedade a respeito disso. Quebrando tabus e qualquer resistência", disse o pastor.

O médico, Márcio Monteiro, também esteve presente falando sobre a importância de discutir o tema, levando informações sobre o aborto, uma vez que circulam muitas notícias falsas sobre este assunto.

"Eu vejo como uma atitude muito bacana, porque são assuntos do dia a dia na sociedade. E quando se trata em defender a vida, ela se torna mais necessária ainda. Então é muito importante  que esses assuntos sejam debatidos, assuntos polêmicos, porque com certeza vai trazer um resultado muito bom em relação à educação e saúde da nossa população em geral. Toda informação verídica, é importante no oceano de informações equivocadas que nós temos", reforça o médico.

A diretora da Comissão da Adoção e Infância e Juventude do Instituto Brasileiro do Direito e Família, Lindacir Rocha, trouxe diversas sugestões de projetos de leis que possam ajudar a defender a vida, conscientizando a população sobre ações alternativas que defendam a gestação.

"É importante a abertura desta Casa de Leis, porque é através de sugestões que a população traz que podemos trazer leis e procedimentos que evitem esse crime tão bárbaro. Eu trouxe como sugestão criar a semana de defesa da vida, onde traria uma semana de debate em hospitais, com técnicos nos Cras, com o Poder Judiciário conscientizando a população sobre alternativas de transformar vidas", defendeu.

O vereador Robertinho que esteve fez o requerimento e presidiu a audiência pública, contou que pretende apresentar todas as ideias apresentadas na reunião, aos demais vereadores, para que sejam construídas mais ações educacionais e saúde sobre o tema.

"É uma tema tão complicado de debater, quando se trata de vida as pessoas ficam um pouco receosos de falar. Foi muito importante o parlamento cuiabano dar oportunidade das pessoas envolvidas, aqui teve evangélico,  católicos, espíritas, religiosos, teve médicos, profissionais da área, como também a sociedade debatendo um tema importante. Vamos construir junto com o vereador Demilson que já se propôs a estar conosco, e com a Casa, vamos conversar com a mesa diretora, para que a gente possa criar algumas possibilidades criando ações educacionais, na saúde, dando a expectativa para o cidadão cuiabano", adiantou o vereador.

Matheus Fin - Estagiário | Matéria feita com supervisão da coordenaria de Jornalismo da Secom

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo
16/04 - Mário Nadaf entrega honrarias em cerimônia realizada na Câmara