31/05/2022
Engenheiro diz que falta de fiscalização e pressa são principais problemas em obras da concessionária
Secom Câmara

O vereador Diego Guimarães (Republicanos) que preside a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Águas Cuiabá ressaltou a falta de atuação da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) na execução das obras realizadas pela concessionária. A constatação foi feita pelo engenheiro civil Leonardo Domiciano que prestou serviço para a empresa através de uma prestadora de serviço.

O parlamentar lembra que já foi levantada a hipótese de captação de agência pela empresa e que isso deve ser ressaltado no relatório final da CPI. “Estranhamente a empresa não foi vistoriada o que mostra que a Arsec não tem feito seu papel que é fiscalizar as obras realizadas pela concessionária”.

Leonardo trabalhou na empresa Cuia Engenharia que prestava serviço de recomposição asfáltica. “Fazíamos a recomposição após o reparo dos vazamentos. Todo esse processo era compassado feito dentro de um cronograma”, explica o engenheiro que prestou serviço por mais ou menos um ano na empresa.

De acordo com o engenheiro, o principal motivo dos recalques é a falta de fiscalização e a celeridade no processo de compactação. “É um serviço que precisa ser feito com muita paciência, passo a passo desde o começo para só depois colocar a camada de impermeabilização”.

A empresa, de acordo com o engenheiro, deixou de prestar serviço por dificuldades financeiras, uma vez que o valor do contrato não estava contemplando mais o custo do material utilizado. Conforme Domiciano, a Cuia Engenharia tentou fazer a repactuação, mas a Águas Cuiabá não quis e por isso o contrato foi entregue.

Questionado sobre a presença de fiscalização da Arsec nas obras, o engenheiro disse que em um ano de trabalho, nunca presenciou sequer uma inspeção. “A falta de fiscalização e celeridade no serviço executado pode sim ter culminado nos recalques. Além disso, se você obriga o prestador de serviço a baixar o preço, o serviço vai decair, com um prazo que não é hábil, pode sim acontecer esses problemas que estão acontecendo”.

Ascom vereador Diego Guimarães