01/06/2022
Vereadores realizam sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Imprensa
Secom Câmara
Diversos jornalistas foram homenageados durante a sessão solene na manhã desta quarta-feira (1) na Câmara Municipal de Cuiabá. A solenidade teve o intuito reconhecer e valorizar o trabalho prestado pela categoria em alusão ao Dia Nacional da Imprensa (1 de junho). Na oportunidade foram entregues mais de 50 Moções de Aplausos aos profissionais.

A solenidade foi requerida pelo vereador Demilson Nogueira (PP)  que concedeu à vereadora Michelly Alencar (União Brasil), que é a única parlamentar jornalista da Casa de Leis, a oportunidade de presidir a sessão em seu lugar.

Os jornalistas Pescuma de Moraes, Margareth Botelho, Igor Taques e Jota Gomes, também compuseram a mesa de honra. Outras personalidades como Katia Kruger, Flávio Santos, Fabíola Gomes da Silva, Haroldo Arruda e do ex-senador Antero Paes de Barros, estiveram presentes na sessão.

Demilson falou sobre o apoio de todos os vereadores quando aprovaram o requerimento da sessão e reforçou a importância do trabalho dos jornalistas em levar informações à casa de cada cidadão, inclusive àquelas relacionadas ao Parlamento.

"Não podia ser diferente, o nosso requerimento contou com a unanimidade dos vereadores aqui da Casa. Então é uma solenidade da Câmara Municipal de Cuiabá, onde nós pudemos prestar uma homenagem a esses que têm a responsabilidade de levar a casa de cada cidadão, inclusive o fruto do nosso trabalho aqui na Câmara, como tudo que acontece no Brasil e no mundo. Não existe democracia sem imprensa, hoje foi um dia festivo", disse o vereador.

A vereadora Michelly Alencar (União Brasil) que passou a presidir a cerimônia, contou sobre como o jornalismo contribuiu para que se tornasse uma vereadora e que a categoria merece ser valorizada.

"Eu como  única jornalista aqui dos vinte e cinco vereadores, tenho a gratidão pela sessão solene. Todo esse processo na imprensa me preparou para ser vereadora hoje. Estar aqui com grandes amigos, pessoas que fazem parte da minha história é um dia  muito especial. E que possamos valorizar esses profissionais, principalmente nós do mundo político. Sabemos o quanto a imprensa é importante para que nós tenhamos cada vez mais aquilo que nós fazemos aqui, perto da população", lembrou.

O cantor e jornalista Pescuma Moraes e o jornalista Jota Gomes que estiveram na solenidade, agradeceram o convite e a homenagem realizada pela Câmara Municipal.

"Para mim é uma honra poder fazer parte desse segmento tão importante, principalmente para sustentar a democracia, e divulgar o que é verdadeiro e transformador na vida da sociedade. Ser jornalista é uma honra, quero aproveitar para parabenizar a todos", agradeceu Pescuma.

"É muito bom ser lembrado, reconhecido. A data onde se comemora o dia do jornalista, nem sempre é reconhecida. Então quando vemos essa iniciativa em juntas aquelas pessoas que fazem verdadeiramente a imprensa em Cuiabá é muito boa. Vereador Demilson, o senhor está de parabéns", disse Jota Gomes.

Já os jornalistas Fábio Monteiro e Igor Taques falaram do papel da imprensa, os desafios enfrentados e como esse tipo de reconhecimento de um Poder Público é importante.

"Eu acho que, o Dia Nacional da Imprensa, é o dia da gente louvar a democracia, louvar a liberdade, através dessa profissão que nós temos que a gente consegue levar aquilo que é verdade. É assim que se constrói a democracia, a liberdade", comentou Fábio Monteiro.

"A imprensa tem um papel fundamental de informar, de comunicar e comentar tudo aquilo que acontece. Gostaria de parabenizar a Câmara, os vereadores e aos colegas que foram homenageados nesta oportunidade",  disse Igor.

Entre os homenageados com a Moção de Aplausos de reconhecimento pelos brilhantes trabalhos prestados à sociedade por meio da comunicação, estavam jornalistas de diferentes segmentos, como televisão, rádio, jornais impressos, sites de notícias, assessorias e outros.

Confira a lista dos homenageados

Vereador Demilson Nogueira

EQUIPE JORNAL A GAZETA

Margareth Botelho Fernandes