23/11/2009
Arnaldo Penha toma posse nesta terça e pretende debater saúde e mobilidade urbana
O primeiro suplente do PMDB, empresário Arnaldo Penha, toma posse de uma das 19 cadeiras de vereador por Cuiabá em solenidade nesta terça (24), às 9h, no Plenário de Deliberações da Câmara Municipal. Penha, que teve 3,4 mil votos nas eleições de 2008, assume a vaga do ex-vereador Lutero Ponce, que perdeu o mandato sob acusação de desvio de verba pública. Ele adianta que, enquanto vereador, vai de fato cumprir o papel de fiscalizador do Executivo de encontro com os interesses da população. Traça como prioridade a saúde do município, que há alguns meses vive um verdadeiro caos. Para o peemedebista, não adianta construir policlínicas. É preciso estruturá-las para que possam atender a demanda dos bairros, já que a maioria não dispõe nem ao menos de médicos.

Também pretende acompanhar de perto os projetos de mobilidade urbana desenvolvidos pela secretaria municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) com o objetivo de melhorar o trânsito da Capital até a chegada da Copa do Mundo de 2014. “Queremos ter conhecimento desses projetos. Vamos pedir que a SMTU os divulgue para que a população tenha conhecimento do que se trata”. Ainda na busca por deixar a sociedade informada, nesse caso acerca dos debates do Legislativo, Penha defende maior divulgação dos eventos da Câmara, principalmente das audiências públicas, que tratam de interesses sociais, mas que por falta de publicidade acabam não recebendo o público desejado. “Hoje a Câmara tem condições de fazer isso”, analisa. Entre as questões que deseja discutir estão o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em Cuiabá, a educação e o cumprimento dos estabelecimentos comerciais à Lei de Acessibilidade às pessoas com deficiência física.

Pollyana Araújo