Início
NOTÍCIAS
07/06/2022
Vereadora propõe discussão sobre destinação de lixo na tribuna livre desta terça-feira
Da assessoria

O ambientalista Hélio Augusto Gomes, criador do personagem “Fiscal do Lixo”, figura folclórica da capital, esteve na Câmara nesta terça-feira (7) para falar sobre a importância da destinação correta ao lixo produzido, em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5 de junho.

O “Fiscal do Lixo”, que compareceu a convite da vereadora Edna Sampaio (PT), utiliza recursos lúdicos para discutir o tema, alertando a população para o descarte correto do lixo.

O ambientalista, que já integrou o Movimento Nacional dos Catadores de Papel Reciclado, denunciou a situação do aterro sanitário da capital, criado há 26 anos, que hoje se encontra abandonado e defendeu a criação de comitês de mobilização de limpeza urbana.

“Cuiabá está produzindo, diariamente, entre 600 a 700 toneladas de resíduos sólidos, 10% das quais são absorvidos pela coleta reciclável, em parceria com cooperativas de catadores”, disse.

Ele apresentou as ações desenvolvidas para divulgar os espaços verdes do Estado e combater a poluição ambiental por meio do “Fiscal do Lixo”, entre elas a recuperação do rio Mutuca.

“Precisamos muito que o poder público olhe com determinação para questões ambientais, elaborando políticas públicas que, de fato, possam mudar essa realidade de emergência climática que vivemos e nós, aqui no Centro-Oeste e do Pantanal, temos uma contribuição muito importante a dar”, disse Edna Sampaio.

“Não estamos dando ainda, Cuiabá tem perdido a cada dia o título de cidade verde e é necessário que retomemos a perspectiva de cuidado com a destinação do lixo, de seletividade na coleta, de reaproveitamento, de fazer hortas urbanas nas cidades, pois isso é importante para garantir alimento de qualidade e próximo da população. Também é fundamental educar”.

“Aprovamos na Câmara, no início deste ano, um projeto de lei para combater incêndios, situando o município como protagonista das políticas ambientais para lutar contra essa tragédia que tem dizimado a vida em nosso planeta”, comentou.

Neusa Baptista/Gabinete Vereadora Edna Sampaio



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
30/11 - Estatuto da igualdade racial, de Edna Sampaio, será sancionado pela prefeitura
29/11 - Dr. Luiz Fernando convida Urologista para ministrar palestra sobre Câncer de Próstata no TCE
28/11 - Câmara conclui a implantação da DCTFWeb
28/11 - Câmara vota pauta com 10 itens em Sessão Ordinária
28/11 - Vereadores de Cuiabá aprovam projetos de lei e pareceres na sessão desta terça-feira
28/11 - Em reunião ordinária CCJR delibera sobre 13 processos nesta quarta-feira
28/11 - Carta de ambientalistas a governo Lula é tema de tribuna livre
28/11 - Sargento Joelson entrega título de cidadão cuiabano à Edmilson Maciel da Banda Terra
24/11 - Nota de Pesar | Izabel Silveira Samaniego
22/11 - 5º Mutirão da conciliação promovido pelo vereador Rodrigo Arruda vai até quarta-feira
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.