Início
NOTÍCIAS
09/06/2022
Lei que institui campanha de orientação aos idosos contra fraudes e golpes na internet é sancionada
Secom Câmara
Agora é lei a medida que institui a Campanha Municipal de Orientação aos Idosos contra Fraudes e Golpes no âmbito do comércio eletrônico e na internet. A propositura foi aprovada pelo Poder Legislativo no dia de 05 de maio e sancionada pelo Poder Executivo no dia 1º junho.

A lei de caráter orientativo visa alertar os idosos contra os golpes dados nos meios digitais. Tendo duas frentes: educativa e preventiva. A frente educativa prestará orientação ao público idoso quanto aos riscos relacionados à navegação na internet e na aquisição de bens, produtos e serviços por meio do comércio eletrônico. Já a frente preventiva orienta o público idoso quanto aos métodos para evitar golpes e fraudes no âmbito do comércio eletrônico e garantir a segurança do tráfego de dados durante a navegação na internet.

Todos os materiais e recursos utilizados nesta campanha serão produzidos de forma objetiva, clara e de fácil compreensão pelo público a partir de 60 anos. A data para realização dessa ação será a preferencialmente a partir do dia 1º de outubro de cada ano, no dia internacional dos idosos. Elas serão realizadas e divulgadas em locais de canais (inclusive radiodifusão) utilizados ou frequentemente pelo público a partir de 60 anos, nesta capital.

No artigo quinto da lei, informa que o Poder Legislativo poderá escolher livremente os meios de divulgação, publicidade ou veiculação desta campanha.

O autor da propositura, vereador Wilson Kero Kero (Podemos), defendeu na justificativa enviada no então Projeto de Lei, que os idosos são considerados um público alvo dos criminosos, por isso, faz-se necessário a orientação a esse público.

"Idosos são considerados alvos fáceis de crimes cibernéticos. E, desde o início da Pandemia pelo novo Coronavírus as transações no comércio digital cresceram. Sendo assim, algo precisa ser feito para evitar esses golpes e fraudes na internet, daí a importância de instituir no município de Cuiabá a campanha de orientação aos idosos", diz trecho da justificativa.

Secom Câmara



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
30/11 - Estatuto da igualdade racial, de Edna Sampaio, será sancionado pela prefeitura
29/11 - Dr. Luiz Fernando convida Urologista para ministrar palestra sobre Câncer de Próstata no TCE
28/11 - Câmara conclui a implantação da DCTFWeb
28/11 - Câmara vota pauta com 10 itens em Sessão Ordinária
28/11 - Vereadores de Cuiabá aprovam projetos de lei e pareceres na sessão desta terça-feira
28/11 - Em reunião ordinária CCJR delibera sobre 13 processos nesta quarta-feira
28/11 - Carta de ambientalistas a governo Lula é tema de tribuna livre
28/11 - Sargento Joelson entrega título de cidadão cuiabano à Edmilson Maciel da Banda Terra
24/11 - Nota de Pesar | Izabel Silveira Samaniego
22/11 - 5º Mutirão da conciliação promovido pelo vereador Rodrigo Arruda vai até quarta-feira
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.