10/06/2022
Agora é lei Dia Municipal de Conscientização da Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI)
Secom Câmara
Agora é lei o Dia Municipal de Conscientização sobre a Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI) no município e dá outras providências. De autoria da vereadora Michelly Alencar (União Brasil), a medida foi aprovada pela Câmara Municipal de Cuiabá no dia 12 de maio em sessão ordinária e sancionada pelo Prefeito no dia 06 de junho.

A   Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI) é uma doença que deixa as plaquetas, células sanguíneas em nível baixo, sendo autoimune, causando hematomas e pequenas manchas vermelho-púrpura pelo corpo. O dia estipulado na propositura para conscientização da PTI será no dia 24 de setembro, integrando o calendário oficial do município.

No artigo 2° da lei específica os objetivos do dia de conscientização para alertar sobre os sinais da doença para diagnóstico precoce e tratamento adequado, a divulgação dos protocolos clínicos e diretrizes sobre a doença e a promoção de campanhas educativas.

A vereadora Michelly Alencar (União Brasil) que tem uma filha de 5 anos diagnosticada com a púrpura, defendeu na justificativa do Projeto de Lei que a intenção da matéria é levar mais informações sobre essa doença considerada rara à população.

"O objetivo de mitigar a insuficiência na abordagem e acesso de informações, aos portadores de doenças raras, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e como forma de ressaltar a premente necessidade de políticas públicas que considerem as particularidades desse grupo de pacientes", diz trecho da justificativa.

Secom Câmara